NOTÍCIAS

Fórum dos Conselhos Federais promove a primeira reunião de 2020

Fórum dos Conselhos Federais promove a primeira reunião de 2020

31/01/2020

Evento reuniu 21 representantes dos conselhos profissionais para debater a PEC 108/2019

O Fórum dos Conselhos Federais das Profissões Regulamentadas, o Conselhão, realizou na última terça-feira (28), na sede do Conselho Federal de Administração, em Brasília (DF), o primeiro encontro da entidade em 2020. O evento reuniu 21 presidentes e representantes dos conselhos profissionais, para debater a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 108/2019.

Para a nutricionista Rita de Cássia Ferreira Frumento, presidente do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), o encontro entre as entidade foi importante e extremamente necessário para o momento. “Os conselhos profissionais precisam alinhar suas práticas e ações com vista à valorizar as atividades profissionais, principalmente na área da saúde. Por isso, viemos participar das discussões no sentido de apresentar propostas de interesse da nossa categoria e da sociedade”, disse.

O coordenador do Conselhão, o administrador e presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Mauro Kreuz, enfatizou que 2020 vai exigir dos conselhos “muita astúcia, inteligência e, principalmente, muita unidade”. Os conselhos profissionais, por meio do Conselhão, querem apresentar uma nova proposta de redação para a PEC 108.

Além do CFN e do CFA, a reunião contou com a presença dos seguintes conselhos profissionais: Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Conselho Federal de Farmácia (CFF), Ordem dos Advogados do Brasil Federal (OAB), Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa), Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR), Conselho Federal de Economia (Cofecon), Conselho Federal de Biologia (CFBio), Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (Conter), Conselho Federal de Psicologia (CFP), Conselho Federal de Museologia (Cofem), Conselho Federal de Medicina (CFM), Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Conselho Federal de Química (CFQ), Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci), Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), Conselho Federal dos Representantes Comerciais (Confere) e Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO).

Foto: Ascom/CFA