Fortalecimento da transparência e melhoria dos controles internos no CFN
22/10/2024
Os portais da transparência e dados abertos são fundamentais para os conselhos profissionais, promovendo confiança e engajamento ao disponibilizarem informações financeiras e operacionais de forma acessível, em conformidade com a Lei de Acesso à Informação (LAI). Além de garantir a prestação de contas, essas plataformas fortalecem a comunicação com os profissionais e o público, permitindo o acompanhamento das ações do conselho e incentivando a participação ativa, o que contribui para a melhoria contínua da gestão.
Na última quinta-feira, 17 de outubro, a diretoria do Conselho Federal de Nutrição (CFN) participou de uma reunião no Conselho Federal de Contabilidade (CFC) para realizar um benchmarking sobre o portal da transparência e dados abertos. O encontro teve como objetivo conhecer as boas práticas adotadas pelo CFC que podem ser aplicadas no CFN, com foco na promoção da transparência e no acesso à informação.
Orientação do TCU
Nesta segunda-feira, 21 de outubro, o CFN recebeu um representante do Tribunal de Contas da União (TCU) para discutir a estrutura e alternativas de implementação de auditoria e controles internos no Sistema CFN/CRN. A reunião técnica, que contou com a participação da diretoria e das áreas técnicas, foi voltada para o aprimoramento dos mecanismos de fiscalização e controle dentro da instituição.
Na reunião, ficou evidenciada a necessidade de manter áreas distintas para controle interno e auditoria, considerando que ambos desempenham funções específicas e complementares. Também foi enfatizada a importância de contar com funcionários efetivos nesses cargos, visando garantir a continuidade e a eficácia das atividades de controle e auditoria ao longo do tempo.