NOTÍCIAS

FNRS publica manifesto em defesa da formação profissional em saúde

FNRS publica manifesto em defesa da formação profissional em saúde

28/02/2020

Principal manifestação está marcada para 03/03, às 9h, no vão do Masp, em São Paulo

Em carta aberta pelo reconhecimento dos profissionais em formação, o Fórum Nacional de Residentes em Saúde (FNRS) emitiu um manifesto em apoio às paralisações do dia 3 de março, a partir das 9h, no vão principal do Museu de Arte de São Paulo (Masp).

Os residentes reivindicam o reajuste da bolsa-salário; redução e requalificação da carga horária sem redução da bolsa-salário; retomada imediata da CNRMS; retomada da realização dos Seminários Nacionais e Regionais e a criação da Política Nacional de Residências em Saúde, de forma descentralizada e participativa.

Além disso, o FNRS se posiciona contra as novas alíquotas de contribuição do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que passam a vigorar a partir de 1º de março, e a defasagem da bolsa-salário dos programas de residência, provocada pela inflação acumulada desde março de 2016.

Atualmente, os programas de residência em saúde no Brasil reúnem cerca de 14 mil estudantes das áreas de Nutrição, Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Saúde Coletiva e Física Médica. Tais programas apostam num modelo de trabalho pautado na multiprofissionalidade e interdisciplinaridade, formado por todas as categorias profissionais.