NOTÍCIAS

FNDE divulga vídeos das primeiras edições da Oficina da Agricultura Familiar

FNDE divulga vídeos das primeiras edições da Oficina da Agricultura Familiar

28/09/2021

Conteúdo é voltado para técnicos e gestores que atuam no Pnae.

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) disponibilizou no canal do órgão no YouTube, as duas primeiras edições da Oficina da Agricultura Familiar. O conteúdo é voltado para técnicos e gestores educacionais que atuam no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), com o objetivo de qualificar e ampliar o processo de aquisição de produtos da agricultura familiar.

Ao todo, serão promovidas seis oficinas com variados temas, seguindo as diretrizes da Resolução CD/FNDE nº 06/2020, para capacitar os atores que executam o Pnae nos estados, municípios e escolas federais. Desde 2009, no mínimo 30% dos repasses do FNDE para o Pnae devem ser investidos na aquisição direta de produtos de agricultores familiares. A compra institucional da agricultura familiar faz parte de um processo de reconhecimento da necessidade de promover a segurança alimentar e nutricional dos estudantes e valorizar os hábitos alimentares locais.

A primeira oficina virtual teve como tema: “A Agricultura Familiar e a importância da produção local”. Já a segunda teve como foco as três primeiras etapas do processo de aquisição de alimentos da agricultura familiar para a alimentação escolar: orçamento, articulação com os atores sociais e elaboração de cardápio e pauta de compras.

Para acessar o conteúdo, clique aqui.

 

Com informações do FNDE.