NOTÍCIAS

Fiscalização: Sistema debate orientações para a atuação dos fiscais

Fiscalização: Sistema debate orientações para a atuação dos fiscais

19/10/2015

Hoje (19) e amanhã (20), o CFN sedia a 4ª reunião de coordenadores do setor de Fiscalização do Sistema CFN/CRN, que discute temas como as propostas de padronização da documentação utilizada na ação fiscal, apresentadas pelos CRN, e a organização da IV Jornada de Atualização Técnica de Fiscais que será realizada de 25 a 27 de novembro, em São Paulo.
O evento reúne os coordenadores do setor de Fiscalização dos dez Conselhos Regionais de Nutricionistas, que trocam experiências sobre as ações desenvolvidas nos estados para promover o exercício ético e legal da profissão, em benefício da saúde dos indivíduos. A ação fiscal no Sistema CFN/CRN é norteada pela Política Nacional de Fiscalização (PNF), sempre adequada à realidade da categoria, desmistificando a imagem do passado de que a fiscalização dos conselhos é coercitiva e punitiva.
Orientação – Os ficais do Sistema atuam para orientar o nutricionista e o técnico em Nutrição e Dietética no exercício da profissão e nas atividades relacionadas com Alimentação e Nutrição. Isso possibilita que esses profissionais prestem assistência nutricional e alimentar adequada. Também atuam na fiscalização e orientação das empresas de alimentação.
E para organizar e padronizar a forma de atuação dos fiscais, os setores de fiscalização do sistema se reúnem com frequência para discutir diretrizes, alinhamento e o planejamento de suas atividades, sempre pautados pela PNF. Esta política foi instituída a partir da necessidade de se estabelecer uma unidade de procedimentos que caracterizassem a ação fiscalizatória do sistema, respeitando as particularidades das diversas regiões.
Dando sequência às atividades da fiscalização, no próximo dia 21 de outubro será realizado o Encontro Nacional de Fiscalização 2015, com presidentes dos CRN, coordenadores das Comissões de Fiscalização e do Setor de Fiscalização do Sistema CFN/CRN. Na pauta, dentre outros temas, o alinhamento jurídico das ações da fiscalização, os avanços e desafios da alimentação escolar.