NOTÍCIAS

Fiocruz lança curta metragem sobre reeducação alimentar

Fiocruz lança curta metragem sobre reeducação alimentar

23/11/2022

‘CorpoAlma’ conta histórias reais de pacientes do SUS, no Rio de Janeiro.

O trabalho do grupo interdisciplinar de reeducação alimentar e obesidade da Clínica da Família Augusto Boal, no Rio de Janeiro (RJ), é o tema central do curta-metragem CorpoAlma, uma produção da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz, em parceria com a Plataforma de Práticas de saúde IdeiaSUS/Fiocruz. A obra foi lançada no dia 11 de novembro.

O curta retrata um espaço para além de controle da obesidade e de reeducação alimentar, mas um lugar de acolhimento, reconhecimento e pertencimento do corpo e da alma, onde ampliam-se a autoestima e o autocuidado.

O vídeo, dirigido por Wagner de Oliveira, a obra já está disponível na plataforma de filmes em acesso aberto da VideoSaúde (videosaude.icict.fiocruz.br) e no repositório audiovisual de práticas do IdeiaSUS, no canal da VideoSaúde no Youtube (https://youtu.be/RWHsbIp89-E)

HISTÓRIAS

‘CorpoAlma’ traz histórias de vida que se entrelaçam, como a de Aline. Ela tem sobrepeso desde a adolescência e, entre outros problemas de saúde, enfrentou a depressão. Hoje, porém, já consegue tirar fotos e contar sua história para as câmeras, e vai vencendo a ansiedade. Janaína, outra protagonista deste vídeo, ganhou peso e, com ele, açúcar, colesterol ruim e pressão alta. A alimentação equilibrada e as sessões no grupo estão revertendo o quadro.

Fabíola, por sua vez, perdeu o emprego, veio a baixa autoestima, passou a comer desregradamente e, junto a isso, passou a ter dores no joelho e o cansaço constante. No grupo, ela vai superando as dificuldades. Todas recebem o acompanhamento integral da equipe multidisciplinar da Clínica da Família Augusto Boal.