NOTÍCIAS

Fentas defende o SUS em nota pública

Fentas defende o SUS em nota pública

28/05/2021

Texto também aponta a precarização das relações de trabalho

O Fórum das Entidades Nacionais de Trabalhadoras(es) da Área da Saúde (Fentas), vinculado ao Conselho Nacional de Saúde (CNS), divulgou recentemente um manifesto em defesa de trabalhadoras e trabalhadores. O documento aponta a preocupação das entidades com as mortes causadas pela Covid-19, situações de vulnerabilidade social como o desemprego, a fome e o cenário de falta de vacinas.

Representante do Conselho Federal de Nutricionistas no CNS, a nutricionista e conselheira federal Myrian Cruz ressalta a importância do manifesto para, mais uma vez, alertar sobre a precarização nas relações de trabalho. “O desmonte dos direitos sociais, com a gradativa e contínua destruição do trabalho formal resultam no avanço da precarização das condições de vida e de existência que se agravam com a pandemia de Covid-19”.

Myrian também destaca a defesa de um novo contrato social que possa garantir empregos, direitos trabalhistas e previdenciários, a realização de concursos públicos, bem como a reestruturação do Sistema Único de Saúde (SUS), com carreira única e a reativação da mesa nacional de negociação permanente.

Para acessar o manifesto do Fentas na íntegra, clique aqui.