NOTÍCIAS

FAO intensifica ações para reduzir desperdício de alimentos

FAO intensifica ações para reduzir desperdício de alimentos

14/09/2020

Órgão da ONU lançou plataforma para medição de perdas à comunidade global.

O Dia Internacional da Conscientização sobre a Perda e o Desperdício de Alimentos será comemorado pela primeira vez em 29 de setembro de 2020. Para celebrar a data, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) lançou uma plataforma para ajudar a comunidade global a intensificar as ações para reduzir a perda e o desperdício de alimentos.

A Plataforma Técnica de Medição e Redução de Perda e do Desperdício de Alimentos reúne informações sobre medição, redução, políticas, alianças, ações e exemplos de modelos de sucesso aplicados na redução da perda e do desperdício de alimentos em todo o mundo.

Para a nutricionista Rita Ferreira Frumento, presidente do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), a iniciativa da FAO abre caminho para um “inadiável debate, pois a pandemia descortinou um cenário de vulnerabilidade agravado em muitos países. Independente da conjuntura político-econômica, todo o mundo foi afetado e o problema da fome está aí, batendo à porta do Brasil, novamente. Ao mesmo tempo, nos deu a oportunidade de tratar sobre o desperdício de alimentos e orientar a sociedade sobre a melhor forma de utilizar os alimentos. Precisamos nos posicionar e nos mobilizar, como nutricionistas, para mitigar esses danos”.

O desperdício de alimentos está na pauta dos assuntos de interesse do CFN. O conselho já tratou desse tema, ao publicar a cartilha Alimentação Adequada e Saudável: Menos Desperdício, Mais Alimentos!. O material apresenta diversas dicas de como evitar o desperdício de alimentos, seja no campo, no transporte, na comercialização e em casa. Para acessar o conteúdo, clique aqui.

PLATAFORMA

A plataforma da FAO reúne: a maior coleção de dados online sobre quais alimentos são perdidos e desperdiçados e onde; fórum de discussão sobre redução da perda de alimentos; exemplos de iniciativas de sucesso; cursos de e-learning; relatório de políticas da perda e desperdício de alimentos no contexto da pandemia da COVID-19 e dicas sobre o que todos podem fazer para reduzir o desperdício de alimentos.

DESPERDÍCIO

Os alimentos são desperdiçados quando são descartados pelos consumidores ou descartados no varejo devido à sua incapacidade de atender aos rígidos padrões de qualidade ou, muitas vezes, devido a um mal-entendido sobre a marcação da data no produto.

De acordo com a FAO, as principais perdas são: tubérculos de raízes e oleaginosas (25%), frutas e vegetais (22%) e carne e produtos animais (12%).

Texto: Rodrigo Rueda, com informações da FAO