NOTÍCIAS

FAO celebra 75 anos com campanha para transformação dos sistemas alimentares

FAO celebra 75 anos com campanha para transformação dos sistemas alimentares

13/10/2020

Ação faz parte do Dia Mundial da Alimentação, comemorado em 16 de outubro

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) acaba de lançar um material voltado para o Dia Mundial da Alimentação, que será celebrado no dia 16 de outubro. A pandemia da Covid-19 agravou a situação da oferta de alimentos, levando ao aumento dos preços, tornando mais difícil a vida para as famílias vulneráveis ao gerar um cenário de insegurança alimentar. No material, são apresentados temas como: os novos desafios, os heróis da alimentação, inovação, as ações para garantir o futuro e o que cada um pode fazer nessa luta contra a fome.

A campanha “Cultivar, Alimentar, Preservar. Juntos. – As nossas ações são o nosso Futuro” faz parte das comemorações de 75 anos da fundação da entidade, que possui o compromisso de elevar o nível de vida da população, desempenhando importante papel na eliminação da fome e na transformação dos sistemas alimentares. A ação visa ajudar os mais vulneráveis e tornar os sistemas alimentares cada vez mais sustentáveis. Para conhecer o site oficial da campanha, clique aqui.

O ano de 2020 inicia a década de ação para o cumprimento dos objetivos globais, como erradicar a pobreza e a fome, proteger o planeta e assegurar a prosperidade para todos, associados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O ODS2 (erradicar a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável) reforça a importância da segurança alimentar, melhorando o acesso a alimentos nutritivos, por meio de sistemas alimentares sustentáveis.

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

O Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, é celebrado em todo o mundo desde 1981. A data coincide com a criação da FAO, em 1945, e serve como reflexão sobre a necessidade de uma alimentação saudável, de qualidade e acessível, bem como alertar para a importância de uma ação global para aqueles que sofrem com a fome. A má nutrição e a obesidade também são temas que merecem destaque.

 

Texto: Rodrigo Rueda, com informações da FAO.