
Estudo NutriNet vai avaliar a alimentação de 200 mil brasileiros
04/03/2020
Informações serão analisadas por pesquisadores da Universidade de São Paulo ao longo de 10 anos
Pesquisadores do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens), da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), vão analisar ao longo de 10 anos os hábitos alimentares dos brasileiros para identificar o padrão alimentar da população.
O estudo pretende acompanhar a alimentação de 200 mil pessoas de todas as regiões do país para identificar características alimentares que aumentam ou diminuem o risco de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Para participar é preciso acessar o site do Estudo NutriNet, realizar um cadastro e responder algumas questões sobre alimentação e estado de saúde.
Sobre a pesquisa
O Estudo NutriNet é executado pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (Nupens/USP), sob a coordenação do Dr. Carlos Augusto Monteiro, professor titular do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP e Coordenador Científico do Nupens/USP.
O projeto conta com a participação de pesquisadores de várias unidades da USP (Saúde Pública, Medicina, Instituto do Coração – InCor) e de outras universidades e centros acadêmicos brasileiros (Unifesp, UFMG, UFRGS, UFPel), Fiocruz (Rio de Janeiro e Bahia) e Instituto Nacional do Câncer – Inca. O NutriNet foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Saúde Pública da USP (processo nº 88455417.8.0000.5421 em 21/06/2018).