NOTÍCIAS

Estudo ‘NutriNet Brasil’ vai avaliar a alimentação da população

Estudo ‘NutriNet Brasil’ vai avaliar a alimentação da população

02/03/2021

Pesquisadores querem acompanhar a alimentação de 200 mil pessoas em todas as regiões do país.

Pesquisadores do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (Nupens/USP) estudam a qualidade da alimentação dos brasileiros e a prevalência de doenças crônicas e diabetes. O Estudo NutriNet Brasil pretende acompanhar nos próximos 10 anos as condições de alimentação e o estado de saúde de 200 mil brasileiros de todas as regiões do Brasil, identificando padrões alimentares que previnem ou aumentam o risco de doenças.

A relação alimentação e doenças crônicas só pode ser analisada por estudos que acompanhem por longos períodos e detalhadamente as características da alimentação e o estado de saúde de um grande número de pessoas. O Estudo NutriNet Brasil pretende identificar padrões de alimentação praticados nas várias regiões do país, desvendando a relação desses padrões com o risco de obesidade, diabetes, doenças do coração, câncer e outras doenças crônicas que afetam milhões de brasileiros.

Apoie a Campanha “Eu participo do #NutriNetBrasil, e você?

Atualmente, cerca de 90 mil brasileiros já participam da pesquisa, que precisa alcançar a marca de 200 mil pessoas. Um dos grandes desafios é marcar presença em todas as regiões e classes sociais, ambos os sexos e adultos de todas as idades.

PARTICIPE

Para participar do estudo, é preciso residir no Brasil, ter idade mínima de 18 anos e acesso à internet. A participação é voluntária, a partir da realização de um cadastro no portal do estudo: https://nutrinetbrasil.fsp.usp.br. Na sequência, uma mensagem para validar a inscrição é enviada ao endereço eletrônico informado. A partir daí, o participante já pode iniciar o preenchimento do questionário inicial.

ESTUDO

O Estudo NutriNet Brasil é executado pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (Nupens/USP), sob a coordenação do Dr. Carlos Augusto Monteiro, professor titular do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP e Coordenador Científico do Nupens/USP.

O projeto conta com a participação de pesquisadores de várias unidades da USP (Saúde Pública, Medicina, Instituto do Coração – InCor) e de outras universidades e centros acadêmicos brasileiros (Unifesp, UFMG, UFRGS, UFPel), Fiocruz (Rio de Janeiro e Bahia) e Instituto Nacional do Câncer – Inca. O NutriNet foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Saúde Pública da USP (processo nº 88455417.8.0000.5421 em 21/06/2018).

Texto: Rodrigo Rueda, com informações.