NOTÍCIAS

Entidades firmam posição em defesa das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no SUS

Entidades firmam posição em defesa das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no SUS

23/02/2021

CFN é signatário de carta que manifesta preocupação com os rumos da PNPIC

O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) é signatário da “Carta Aberta em Defesa das PICS no SUS”, elaborada pela Rede Nacional de Atores Sociais em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (RedePICS Brasil) e endossada por diversas instituições.

Na carta, as entidades defendem os avanços das práticas integrativas e complementares em saúde (PICS) no Sistema Único de Saúde (SUS), como forma de ampliar os recursos para cuidados, prevenção de doenças e promoção de saúde, destacando que 78% dos municípios brasileiros oferecem esses recursos terapêuticos para a população em atendimentos individuais e coletivos.

As entidades também questionam o desligamento dos coordenadores nacionais das Práticas Integrativas e Complementares no Ministério da Saúde, Daniel Amado e Paulo Rocha. Repudiam indicações para a composição de cargos de direção da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), fora dos princípios da transversalidade e representatividade da área no país e afirmações de supostos representantes das PICS que afrontem a ética, bem como iniciativas que coloquem em risco a saúde da população e a reputação dos milhares de profissionais das PICS no Brasil.

Para os signatários da carta, o movimento de nomeação à nova coordenação nacional de PICS é um ato sem representatividade e coerência técnico-científica, que coloca em risco a PNPIC e os avanços obtidos em 15 anos de trabalho intenso alinhado com o SUS.

Para conferir a íntegra da carta, clique aqui.