NOTÍCIAS

Entidades da Nutrição se reúnem com equipe de transição do novo governo

Entidades da Nutrição se reúnem com equipe de transição do novo governo

02/12/2022

Na ocasião, uma carta com propostas foi apresentada aos integrantes do GT de Saúde.


Na manhã desta sexta-feira (2), foi realizada na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), em Brasília (DF), uma reunião das entidades da Nutrição com integrantes do Grupo de Trabalho da Saúde, da equipe de transição do novo governo.

O nutricionista e presidente do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), Élido Bonomo, participou virtualmente do encontro e ressaltou o papel do Fórum Nacional das Entidades de Nutrição (FNEN) e alguns aspectos que devem ser reforçados pelo futuro governo. “Apresentamos uma carta com contribuições e pontos fundamentais da agenda de alimentação e nutrição para avaliação, debate e inclusão na agenda da saúde da próxima gestão de governo. Defendemos a presença, participação e valorização dos nutricionistas nas diversas políticas públicas, principalmente na Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN). Estamos à disposição para contribuir e trabalhar pela garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada da população brasileira”.

Também participaram da reunião, de forma virtual, a presidente da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), Ruth Guilherme; a presidente da Associação Brasileira de Educação em Nutrição (Abenut), a diretora de finanças da Federação Nacional de Nutricionistas (FNN), Alexandra da Silva e pela Executiva Nacional de Estudantes de Nutrição (ENEN), André Dias.

Na sede da OPAS/OMS, Nísia Trindade, Fernando Pigatto e Leandro Safatle (integrantes do GT Saúde) receberam a presidente do Conselho Regional de Nutricionistas da 1ª Região (CRN-1), Raquel Adjafre; a superintendente do CFN, Rosane Nascimento; a coordenadora da Unidade Técnica, Caroline Romeiro; a assessora parlamentar, Gerlane Alves. O deputado federal Alexandre Padilha (PT/SP), também acompanhou a reunião remotamente.

Outras entidades também foram convidadas pelo GT da Saúde, caso do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), representado por Patrícia Gentil, Leonor Santos, pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) e Paula Johns, diretora executiva da ACT Promoção da Saúde, que participou virtualmente.

Clique aqui e acesse a íntegra da carta com propostas para a agenda da saúde da equipe de transição.