NOTÍCIAS

Documentos da 6ª Conferência de SAN vão à Presidência da República

Documentos da 6ª Conferência de SAN vão à Presidência da República

18/12/2023

Moção proposta por nutricionistas requer a qualificação da gestão de políticas públicas de alimentação e nutrição.

Durante as atividades realizadas na 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, mais de 150 nutricionistas elaboraram uma moção “Em defesa da gestão qualificada nas políticas públicas de Alimentação e Nutrição”, que será encaminhada à Presidência da República e aos órgãos competentes. O objetivo é destacar a qualificação da gestão na área como forma de dar mais eficiência às ações de combate à fome no Brasil.

A síntese do documento, que recebeu 435 votos – 357 assinaturas presenciais e 78 votos na plataforma do governo digital (o terceiro mais votado da Conferência) – propõe que a gestão das políticas públicas de alimentação e nutrição no país seja realizada por profissionais competentes na área. Neste caso, por nutricionistas, em grande maioria. Além disso, a moção também propõe que o Direito Humano à Alimentação Adequada seja assegurado mediante o cumprimento das legislações existentes.

Para o presidente do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), Élido Bonomo, a moção significa, também, um avanço necessário no combate à fome no país. “O texto aprovado na Conferência reflete, na verdade, um apelo da sociedade para que os programas e políticas públicas de alimentação e nutrição sejam cada vez mais eficazes, eficientes e contemplem a demanda da população em seus mais diferentes contextos. E o nutricionista está, nessa conjuntura, como um profissional que pode contribuir na formulação, monitoramento e avaliação de impacto dessas políticas públicas para a população”, disse.

Vale ressaltar que o documento apresentado destaca a violação do Direito Humano à Alimentação Adequada, vivenciada por 33 milhões de pessoas que passam fome, e a Insegurança Alimentar e Nutricional como fator de destruição da dignidade de mais de 58% da população.

A atividade contou com a participação de representantes de diversas entidades, como a Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), Federação Nacional dos Nutricionistas (FNN), Executiva Nacional de Estudantes de Nutrição (ENEN), Rede Ajeum (rede de nutricionistas e estudantes negras e negros), Coletivo de Nutricionistas do SUAS, entre outras. O diretor do CFN, Alexsandro Wosniaki, participou da coordenação e da proposição da moção.

Foto: divulgação