NOTÍCIAS

Dia Nacional dos Ostomizados

Dia Nacional dos Ostomizados

16/11/2018

O Dia Nacional dos Ostomizados foi instituído em homenagem a fundação da Sociedade Brasileira dos Ostomizados (Abraso), em 1985, no dia 16 de novembro. O objetivo é alertar a população sobre a importância de combater o preconceito contra as pessoas que utilizam o procedimento da Ostomia.
Segundo a Abraso, a pessoa ostomizada é aquela que passou por uma intervenção cirúrgica no corpo para realizar uma abertura de comunicação para a saída de urina, fezes e ajudar na respiração e alimentação. Esse processo é chamado de estoma.
Nutrição – A alimentação equilibrada nesses casos é fundamental. Atender as necessidades nutricionais garante melhor qualidade de vida para os ostomizados. A orientação adequada do nutricionista é uma importante ferramenta no tratamento.
O procedimento da ostomia, geralmente é feito em pessoas que sofreram lesões, ou quando alguma doença como câncer na bexiga ou intestino prejudica os órgãos e necessita de intervenção para assegurar a saúde.
De acordo com o Instituto Oncoguia, a estomia, nome dado ao processo cirúrgico, é classificada em estomias intestinais ou urinárias, gastrostomia e trasqueostomia.
. Estomias intestinais – Cirurgias no intestino grosso e delgado. Significa exposição de um segmento intestinal através do abdômen, criando um canal artificial para saída fecal.
. Estomias urinárias – Cirurgias abdominais para o trajeto de drenagem da urina com objetivo de preservar o funcionamento renal.
. Gastrostomia – Realização da comunicação do estômago com o exterior. Indicado para pessoas que necessitam como forma suplementar de alimentação.
. Traqueostomia – É um procedimento cirúrgico para a comunicação traqueal com intuito de melhorar a respiração.