NOTÍCIAS

Dia do Nutricionista: CFN participa de audiência pública em Minas Gerais

Dia do Nutricionista: CFN participa de audiência pública em Minas Gerais

29/08/2022

Presidente do CFN, nutricionista Élido Bonomo discursou sobre a segurança alimentar e nutricional da população.

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou na manhã desta segunda-feira (29) uma audiência pública pelo Dia do Nutricionista, celebrado em 31 de agosto. Os participantes debateram o papel do nutricionista na promoção da saúde da população e o combate à insegurança alimentar.

O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) foi representado pelo nutricionista e presidente do órgão, Élido Bonomo, que destacou a importância da categoria no contexto social. “O nutricionista, cada vez mais, adquire a consciência de que precisa ser um profissional com competência técnica, científica, cultural, política e com compromisso com a sociedade, ofertando orientação que, de fato, promova o Direito Humano à Alimentação Adequada”.

Bonomo também lembrou a importância do estado brasileiro aportar mais recursos nos programas de promoção da Saúde e Segurança Alimentar e Nutricional como medida fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas nesta área.

A nutricionista Erika Carvalho, presidente do Conselho Regional de Nutricionistas da 9ª Região (CRN-9), também integrou a mesa de abertura da audiência pública. Em sua fala, ela abordou a importância do nutricionista na média e alta complexidade, apontando que “51,6% das instituições hospitalares têm quadro insuficiente de profissionais… e a maioria dos nutricionistas não realiza regularmente atividades de triagem nutricional dos pacientes”.

Além dos presidentes do CFN e do CRN-9, também participaram da audiência pública a nutricionista Emanuelle Santos, diretora do CRN-9; Maria Amélia Macedo, presidente da Associação Mineira de Nutrição (Asmin), a deputada estadual Ana Paula Siqueira (REDE), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da ALMG, além de colaboradores do regional.

Leia mais sobre o evento e também a galeria de imagens pelo site da ALMG.