NOTÍCIAS

Consulta Pública sobre novas diretrizes curriculares da Nutrição está disponível no site do MEC

Consulta Pública sobre novas diretrizes curriculares da Nutrição está disponível no site do MEC

13/03/2024

É uma oportunidade histórica para profissionais e acadêmicos contribuírem para o futuro da educação em Nutrição no Brasil.

O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) informa que já está aberta a Consulta Pública para as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Nutrição – bacharelado. Isso representa um avanço importante para a formação profissional do nutricionista após anos de intensa atuação do Conselho sobre o tema.

A consulta pública também estabelece um marco na evolução educacional da área. A iniciativa, promovida pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CES/CNE), reflete o esforço colaborativo para alinhar o ensino de Nutrição às necessidades contemporâneas da profissão e às expectativas da sociedade.

A Consulta Pública foi lançada ontem (12) e estará recebendo ativamente contribuições da comunidade de Nutrição até o dia 12 de abril de 2024. Por isso, o CFN convida nutricionistas, estudantes, educadores e instituições de ensino a participarem deste processo democrático, trazendo suas experiências, conhecimentos e visões para o documento que norteará o futuro da formação em Nutrição no país.

Impacto na Formação de Nutricionistas

O presidente da Comissão CES/CNE – DCNs cursos da área da saúde, Luiz Roberto Liza Curi, e o relator Anderson Luiz Bezerra da Silveira, destacam a importância desta consulta como uma plataforma para aperfeiçoar e atualizar as diretrizes que regem os currículos dos cursos de Nutrição. 

A participação ativa da comunidade é crucial para assegurar que as novas diretrizes estejam equipadas para enfrentar os desafios de saúde pública, inovações tecnológicas e as demandas de um mercado de trabalho em constante transformação.

Como Participar

Para participar, os interessados devem acessar a proposta das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Nutrição bacharelado no link fornecido pelo MEC: [http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/audiencias-e-consultas-publicas]. As contribuições devem ser enviadas para o endereço eletrônico *diretrizesnutricao@mec.gov.br*, e devem ser fundamentadas e circunstanciadas, proporcionando um diálogo construtivo sobre a proposta.

Um Chamado à Ação

O CFN reforça que esta é uma chance única para que profissionais e acadêmicos de Nutrição contribuam para a elevação da qualidade do ensino e prática profissional em Nutrição no Brasil. Este é o momento para que vozes de todo o país sejam ouvidas, garantindo que a base de conhecimento, competência e ética profissional acompanhem os avanços e as necessidades da população.

Para mais informações sobre como participar da Consulta Pública e para orientações detalhadas sobre o processo de contribuição, por favor, visite o site oficial do CFN.

📷: Marcos Oliveira/Agência Senado