NOTÍCIAS

Conselhos promovem ações para comemorar o Dia da Saúde e Nutrição

Conselhos promovem ações para comemorar o Dia da Saúde e Nutrição

23/03/2016

Dando continuidade à campanha “Pacto do Bem – a corrente pela alimentação saudável e adequada”, os Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas promovem ações para comemorar o Dia da Saúde e Nutrição – 31 de março. A segunda fase da campanha que tem como mote a frase: “Alimentação saudável e adequada: um conselho para toda vida”, vem para reforçar a ideia de que pequenas mudanças, geram grandes resultados e é direcionada para a mudanças de hábitos alimentares para garantir a saúde e o bem-estar das pessoas.
Os CRN vão reforçar as ações da campanha em atividades nos estados. Veja, a seguir, a programação para algumas regiões:
CRN2 – Rio Grande do Sul
O CRN-2 integrará, junto à Câmara da Saúde do Fórum dos Conselhos do RS, evento alusivo ao Dia Mundial da Saúde – promoção conjunta das Secretarias de Saúde de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul, entre outras instituições. O evento será dia 7 de abril, no Largo Glênio Peres, centro de Porto Alegre. Será uma atividade de divulgação da atuação do nutricionista e de outros profissionais da área da saúde. Também promoverá a divulgação da campanha no jornal Zero Hora (de circulação estadual) na edição de final de semana (26 e 27/03) e na Rádio Band News, nos dias 28, 29, 30 e 31 de março.
CRN3 – São Paulo e Mato Grosso do Sul
O CRN3 distribuirá materiais sobre valorização e áreas de atuação do nutricionista, bem como orientações para uma alimentação saudável e adequada. Em Campo Grande (MS), a ação ocorrerá no dia 31 de março, no Shopping Bosque dos Ipês, das 10 às 16 horas. Já em São Paulo, a atividade ocupará a Estação Pinheiros do metrô, das 10 às 16 horas, no dia 7 de abril.
CRN6 – AL, CE, MA, PB, PE, PI, RN
31 de março – No Recife (PE), profissionais e estudantes de nutrição farão atendimento nutricional, avaliação do IMC (Índice de Massa Corporal) e orientação sobre alimentação saudável para população, das 8h às 13h, na estação central do metrô. A mesma atividade ocorrerá em São Luís (MA) no Shopping da Ilha, das 10h às 20h, e, em Teresina (PI) ocorrerá no Hospital Universitário (HU), das 9h às 14h. Em João Pessoa (PB), a delegada do CRN-6, Luciana Martinez, vai ministrar palestra para estudantes de Nutrição sobre as ações e o Sistema CFN/CRN na IESP.  no dia 7 de abril (Dia Mundial da Saúde) o Conselho em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Comsea João Pessoa e a FPB (Faculdade Internacional da PB) realizarão atendimento a população na Praça da Independência, das 6h30 às 9h.
CRN 7 – AC, AM, PA, RR e RO
Em parceria com a igreja católica e instituições de ensino superior, o CRN prestará atendimento nutricional itinerante (ver abaixo) nos dias 31 de março, 2 e 7 de abril, das 8h às 12h, com orientações sobre colesterol, triglicerídeos, diabetes, câncer e hipertensão arterial. Os beneficiados serão as pessoas que não possuem plano de saúde e que residem em regiões carentes de Belém.
Dias 31 de março e 7 de abril
Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Rodovia Arthur Bernardes – Telégrafo – Esamaz;
Paróquia de São Sebastião – Avenida Senador Lemos – Sacramenta – Faculdade Maurício de Nassau e Fibra;
Paróquia de São Raimundo – Avenida Senador Lemos – Umarizal – Unama;
Paróquia de Santa Cruz – Avenida Almirante Barroso – Cesupa.
Dia 2 de abril
Paróquia de Nossa Senhora de Aparecida – Avenida Pedro Miranda – Pedreira – UFPa
CRN8 – Paraná
O CRN- 8 estará em feiras livres da cidade, orientando a população sobre hábitos alimentares saudáveis e adequados, em parceria com a Secretaria Municipal de Abastecimento.
CRN9 – Minas Gerais
3 de abril – O CRN-9, juntamente com as Escolas de Nutrição de Belo Horizonte (Estácio, Faminas-BH, Pitágoras, PUC Minas, UNI-BH, UNA e UFMG), realizará evento no Parque Municipal de Belo Horizonte ( Hall e Praça de acesso ao Teatro Francisco Nunes), das 9h às 13h. A programação tem apoio e participação do Conselho de Educação Física de Minas Gerais – CREF-MG.
CRN10 – Santa Catarina
No dia 2 de abril, O CRN10 realizará ações simultâneas em Florianópolis (no Parque de Coqueiros), Blumenau e Joinville orientando a população sobre os alimentos processados e ultra processados, de acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira.