NOTÍCIAS

Conselho Nacional de Saúde realiza live sobre saúde mental

Conselho Nacional de Saúde realiza live sobre saúde mental

06/10/2020

Evento acontece na quarta-feira (7), às 17h, no YouTube e Facebook da entidade.

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) promove amanhã (7), às 17h, a live “Desafios atuais da Política de Saúde Mental expostos pela pandemia de Covid-19”, perfis do YouTube e Facebook do CNS.

O tema será debatido pela presidente do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais e coordenadora da Comissão Estadual de Reforma Psiquiátrica, Lourdes Machado, e pela psicóloga sanitarista, pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde (Cepedes) da Fiocruz, Débora Noal. O debate será mediado pela conselheira nacional do CNS, Marisa Helena, coordenadora da Comissão Intersetorial de Saúde Mental (Cism).

Também participarão do debate a conselheira nacional de saúde e representante do segmento de gestores/prestadores, Maria Dilma Alves Teodoro; a conselheira nacional de saúde e representante do segmento de trabalhadores(as) do SUS, Fernanda Lou, e uma representação do segmento de usuários do SUS a ser definida.

Dia da Saúde Mental

O Dia Mundial da Saúde Mental será celebrado no próximo sábado, 10 de outubro. Com a pandemia da Covid-19, a data ganhou maior relevância. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 1 bilhão de pessoas vivem com transtorno mental no mundo, 3 milhões morrem todos os anos devido ao uso nocivo do álcool e uma pessoa comete suicídio cada 40 segundos. Agora, bilhões de pessoas em todo o mundo foram impactadas pela pandemia, que afeta diretamente a saúde mental. 

A OMS defende aumento nos investimentos em promoção da saúde mental. E para incentivar a ação pública em todo o mundo, lançou em setembro a campanha do _Dia Mundial da Saúde Mental 2020, Move for mental health: let´s invest_. A campanha pretende oferecer oportunidades, principalmente virtuais, para que todos possam fazer algo para afirmar a vida: como pessoas, para tomar ações concretas em apoio a própria saúde mental e apoiar amigos e familiares. 

A campanha também é voltada para empregadores que adotem medidas para implementar programas de bem-estar dos funcionários, governos que firmam compromissos para estabelecer ou ampliar os serviços de saúde mental e jornalistas que abordem o que deve ser feito para tornar a assistência à saúde mental uma realidade para todos. 

Com informações da CNS e do portal da OPAS Brasil.