NOTÍCIAS

Conferência Popular por Direitos, Democracia, Soberania e SAN é adiada

Conferência Popular por Direitos, Democracia, Soberania e SAN é adiada

04/04/2020

Nova data ainda será definida pela comissão organizadora

A comissão organizadora da Conferência Popular por Direitos, Democracia, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional confirma o adiamento da etapa nacional, que seria realizada de 4 a 6 de agosto deste ano, em São Luís, no Maranhão. Ainda não existe uma nova data para a realização do evento. O motivo foi a pandemia do novo coronavírus.

O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) faz parte da comissão organizadora do evento, juntamente com outras entidades da sociedade civil que, historicamente, lutam pelo Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequada (DHANA) e pela Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) da população brasileira.

O adiamento da conferência não significa o fim da mobilização. A pandemia apresenta a pior face da desigualdade social, colocando a fome no centro do debate mais uma vez, trazendo um cenário de insegurança alimentar em todo o país. Por isso, a hora é de intensificar as discussões sobre o tema.

Assim, os conselhos de SAN nos estados e municípios possuem importante papel na proposição, monitoramento e exigência de medidas emergenciais que apontem soluções e reforcem as políticas de combate à fome, fortalecimento da agricultura familiar e agroecologia, e que garantam uma alimentação saudável e adequada para todos.

Acesse a carta “Garantir o direito à alimentação e combater a fome em tempos de coronavírus: a vida e a dignidade humana em primeiro lugar!”, assinada por 88 entidades. Um documento propositivo, com ações emergenciais que devem ser tomadas pelos governos federal, estaduais e municipais.