NOTÍCIAS

Comitê de Nutricionistas do MERCOSUL debate ações de fortalecimento da profissão

Comitê de Nutricionistas do MERCOSUL debate ações de fortalecimento da profissão

09/11/2023

Representantes dos países membros elaboraram uma carta reivindicando reconhecimento oficial.

O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) participou da reunião do Comitê de Nutricionistas do Mercado Comum do Sul (CONUMER). O diretor Alexsandro Wosniaki representou o órgão no evento que foi realizado nos dias 1º e 2 de novembro, em Buenos Aires, na Argentina.

No encontro, os representantes dos quatro países membros, Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil, elaboraram uma carta reivindicando o reconhecimento oficial do CONUMER como órgão consultivo em matéria de alimentação, nutrição e prática dos graduados em nutrição pelo MERCOSUL. A carta ainda solicita atenção sob outros temas como:
– Que os governos que arbitrem medidas para estabelecer eficazmente faculdades, conselhos e federações em cada país, a fim de garantir boas práticas, ética e disciplina na profissão;
– Defender uma legislação que erradique o exercício ilegal da profissão e proteja a saúde pública;
– Apoiar, acompanhar e aconselhar as entidades que integram a CONUMER no processo de declaração de conflito de interesses com a indústria alimentar, de bebidas e farmacêutica, com base em boas práticas;
– Emitir parecer fundamentado na Segurança Alimentar e Nutricional e no Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável, especialmente relacionado à população em vulnerabilidade social e sanitária, respeitando a soberania alimentar.

Outro debate ocorreu em torno da sugestão de criação de uma comissão para discutir padrões mínimos de formação nutricional nos diferentes países.

O encontro ocorreu durante as comemorações dos 50 anos do Fórum de Graduados em Nutrição da Argentina (FAGRAN). O órgão é Membro Fundador do CONUMER, da Confederação Latino-Americana de Nutricionistas e Dietistas (CONFELANyD) e da Aliança Ibero-Americana de Nutricionistas (AIBAN).

O CFN participa do CONUMER desde sua primeira reunião, realizada em 1996, para estabelecer na área de alimentação e nutrição objetivos comuns que apontassem o desenvolvimento econômico e social da população dos países integrantes do Mercosul.