NOTÍCIAS

Comissão de revisão das DCNs realiza a terceira reunião ampliada

Comissão de revisão das DCNs realiza a terceira reunião ampliada

18/12/2020

A discussão sobre a construção das competências foi tema do encontro

Na última quinta-feira (17), foi realizada por videoconferência, a terceira reunião ampliada da Comissão Especial e Transitória de Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais de Nutrição (CET-DCN), para debater as Diretrizes Curriculares Nacionais de Nutrição (DCN).

O encontro contou com a participação dos membros da CET-DCN e representantes dos Conselhos Regionais de Nutricionistas, Comissão de Avaliadores, Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), Associação Brasileira de Educação em Nutrição (ABENUT), Federação Nacional dos Nutricionistas (FNN), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional da Universidade de Brasília (Opsan/UnB), Ministério da Saúde e Executiva Nacional dos Estudantes de Nutrição (ENEN).

Uma nova reunião está marcada para o dia 14 de janeiro de 2021, para dar sequência ao debate iniciado no dia 17 de dezembro. As reuniões ampliadas permitem que a CET-DCN discuta relatórios parciais de proposta de novas diretrizes, buscando avanços que reflitam uma construção colaborativa. Uma série de reuniões serão realizadas até março de 2021 para debater o produto da CET-DCN e propor a revisão das DCNs. A comissão espera apresentar uma versão preliminar das DCNs durante o XXVI Congresso Brasileiro de Nutrição (CONBRAN). O evento, que seria realizado em agosto deste ano, foi adiado para janeiro de 2021 devido a pandemia do novo coronavírus.

Comissão

Criada em agosto deste ano, a comissão é composta pelas nutricionistas Vanille Pessoa (coordenadora da CET-DCN); Magda Cammerer, colaboradora do CFN; Manuela Dolinsky, presidente do Conselho Regional de Nutricionistas da 4ª Região (CRN-4); Alda Livera, representação docente, pela Associação Brasileira de Nutrição (Asbran) e Érica Dias Laranjeira, representação discente pela Executiva Nacional dos Estudantes de Nutrição (ENEN). O nutricionista e coordenador da Unidade Técnica do CFN, Juarez Calil Alexandre acompanha o trabalho desenvolvido pela comissão.

Após a realização de todas as etapas previstas no plano de trabalho da comissão, a proposta de DCN será submetida ao Conselho Nacional de Educação (CNE) para que seja avaliada e, posteriormente, publicada pelo Ministério da Educação (MEC).

 

Texto: Rodrigo Rueda