NOTÍCIAS

Começou a campanha de vacinação contra a Influenza

Começou a campanha de vacinação contra a Influenza

19/04/2021

Ação está dividida em três etapas e vai até o dia 9 de julho

O Ministério da Saúde iniciou na segunda-feira (12) a campanha nacional de vacinação contra a gripe. A pasta irá distribuir 80 milhões de doses da vacina influenza trivalente e a expectativa de imunização é de 79,7 milhões de brasileiros. A imunização contra a gripe é de extrema importância, principalmente para proteção dos grupos considerados mais vulneráveis às complicações e até óbito que pode ser causado pela doença. Por isso, para o momento da vacinação, vale reforçar a necessidade de manter os cuidados básicos que já fazem parte do dia a dia de todos: usar a máscara corretamente, cobrindo boca e nariz, utilizar álcool 70% e manter o distanciamento. A campanha está dividida em três etapas e vai até o dia 09 de julho.

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm Nacional) reforça a necessidade da vacinação contra a gripe, principalmente neste momento da pandemia de Covid-19. “Não precisamos piorar a situação, acrescentando mais uma doença que pode complicar ainda mais, não só a lida com esses pacientes, como o número de doentes que podem prejudicar ainda mais o nosso já combalido sistema de saúde. Que as pessoas pensem nisso. A campanha de vacinação contra a Influenza existe há décadas e conhecemos a eficácia da vacina. Mas, para que tenhamos efeito em termos de saúde pública, precisamos que a maior parte da população seja vacinada”, disse a Médica Flávia Bravo, diretora da entidade.

Influenza

A Influenza é uma infecção viral aguda, de elevada transmissibilidade e que afeta o sistema respiratório, causada por diferentes vírus, dentre eles o A e B, apresentando casos que podem variar de quadros leves a graves e podem levar a óbito. A transmissão ocorre principalmente de pessoa para pessoa, por meio de gotículas respiratórias produzidas por tosse, espirros ou fala de uma pessoa infectada. Também pode ocorrer a transmissão por contato direto ou indireto com secreções respiratórias, ao tocar superfícies contaminadas com o vírus da gripe e na sequência, tocar nariz, olhos ou boca.

A doença tem início, em geral, com febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios como a tosse e outros tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral de três a cinco dias após o desaparecimento da febre. Alguns casos apresentam complicações graves, como pneumonia, necessitando de internação hospitalar, quadro que também pode ser desenvolvido com a Covid-19, além de outras viroses respiratórias

Campanhas de vacinação

A campanha de vacinação contra a Influenza está sendo realizada ao mesmo tempo da vacinação contra a Covid-19. A orientação do Ministério da Saúde é que a população-alvo da vacinação contra a gripe e que ainda não recebeu doses contra a Covid-19 deve priorizar a vacina Covid, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias para aplicação da vacina Influenza.

Flávia Bravo explica a necessidade do intervalo entre uma vacina e outra e que não existe contra indicação na vacinação. “As vacinas Covid-19 devem ser aplicadas com quatorze dias de intervalo de qualquer outra vacina. Isso demanda cuidados especiais dos profissionais de saúde. Em relação a Covid-19, pessoas que estiveram ou estão infectadas, a recomendação do Ministério da Saúde é que se adie a vacina Covid por trinta dias. No caso da vacina da gripe, a recomendação é adiar a vacinação em situação de infecção moderada a grave do indivíduo, não porque possa fazer mal, mas sim pela recuperação, para uma boa resposta vacinal, evitando assim possíveis confusões no diagnóstico”.

Grupos prioritários

A campanha está dividida em três etapas, contemplando os seguintes grupos prioritários:

Primeira etapa (12/04 a 10/05)
Prioridade para gestantes mães com até 45 dias de pós-parto, crianças de 6 meses a 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), povos indígenas e trabalhadores da saúde.

Segunda etapa (11/05 a 08/06)
Prioridade para idosos com 60 anos ou mais e professores.

Terceira etapa (09/06 a 09/07)
Prioridade para doentes crônicos, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, motoristas e cobradores de ônibus, trabalhadores portuários, membros das forças de segurança e salvamento e Forças Armadas.

Identificação

Quem não tiver a caderneta de vacinação não será impedido de tomar as vacinas ofertadas em qualquer campanha de vacinação do Ministério da Saúde. A orientação é procurar as unidades de saúde do Sistema Único de Saúde, para que os profissionais verifiquem o cadastro ou histórico de vacinação no Sistema do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI). Para quem não foi pré-cadastrado no SIPNI, basta apresentar qualquer documento que comprove pertencer aos grupos de risco da campanha de vacinação contra a gripe, como relatório médico, receitas, exames, prescrições e outros.

Reportagem: Rodrigo Rueda, com informações do Ministério da Saúde.
Edição: João Paulo Oliveira