NOTÍCIAS

Debates e palestras marcam a X Jornada de Atualização Técnica de Fiscais

Debates e palestras marcam a X Jornada de Atualização Técnica de Fiscais

27/10/2022

Encontro durou três dias e reuniu mais de 150 participantes de todo o Brasil.

Com cerca de 18 atividades em três dias de evento, chegou ao fim, nesta quinta-feira (27), a X Jornada de Atualização Técnica de Fiscais, promovida pelo Sistema CFN/CRN, em São Paulo (SP). A jornada contou com mais de 150 participantes, que acompanharam palestras, painéis e debateram os futuros desafios da fiscalização.

Pela manhã foram realizadas duas palestras. A primeira, ‘Atualização do Programa Nacional de Alimentação Escolar’ contou com a participação da representante do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Isabel Cristina de Castro Alves e da coordenadora do Setor de Fiscalização do Conselho Federal de Nutricionistas da 9ª Região (CRN-9), Elisa Alves Dias e Álvares. O debate foi mediado pelo conselheiro federal Alcemi Almeida de Barros.

Na segunda palestra, a presidente do Conselho Regional de Nutricionistas da 1ª Região (CRN-1), Raquel Adjafre, abordou o tema ‘Planejamento de cardápio: observando as necessidades nutricionais, com base no diagnóstico de nutrição da clientela, respeitando os hábitos alimentares regionais, culturais e étnicos’. 

No período da tarde, o coordenador da Unidade de Tecnologia da Informação do Conselho Federal de Nutricionistas (UNITI/CFN), Vinícius Bonfim, ministrou um painel sobre as demandas dos setores de fiscalização do Sistema CFN/CRN. A conselheira federal Ivete Barbisan moderou a atividade, que foi encerrada às 16h30.

ENCERRAMENTO

Ao final da jornada, a conselheira federal Ivete Barbisan, fez uma avaliação do evento. “Foi um encontro bastante proveitoso, com a participação de todo o Sistema CFN/CRN. Tivemos diversas palestras, sobre os mais variados temas, com destaque para os temas relacionados à saúde coletiva, gestão do SUS e sobre rotulagem, que recentemente entrou em vigor. Todos os temas contribuem para a ampliação da experiência, com impactos diretos na atuação de cada um dos presentes”. 

A coordenadora da Comissão de Fiscalização do CFN, conselheira federal Ana Jeanette Lopes Haro, reforçou a importância do encontro. “Após dois anos sem a realização presencial do evento, devido a pandemia, a Jornada contou com um número expressivo de participantes. É importante lembrar que este evento é realizado para atender as prerrogativas do Plano Nacional de Fiscalização e para atualizar os setores com o objetivo de reforçar a orientação aos profissionais para melhor atender a sociedade”.

Veja a galeria de imagens do evento.