NOTÍCIAS

CNS realiza o 1º Seminário Nacional sobre as PICS no SUS

CNS realiza o 1º Seminário Nacional sobre as PICS no SUS

29/09/2021

Evento promovido pelo CNS conta com transmissão ao vivo pelo YouTube.

Na tarde desta quarta-feira (29), o Conselho Nacional de Saúde iniciou os trabalhos do 1º Seminário Nacional sobre as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no Sistema Único de Saúde (SUS). O evento realizado no formato online segue a programação nesta quinta-feira (30) e pode ser acompanhado a partir das 16h, no canal do CNS no YouTube. A nutricionista Zaíra Tronco Salerno, representando a Associação Brasileira de Nutrição (Asbran) na Comissão Intersetorial de Promoção, Proteção e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde do CNS moderou a mesa diretora do seminário. 

Abrindo o encontro, o presidente do CNS, Fernando Pigatto destacou o compromisso do conselho com as PICS. “Para nós do Conselho Nacional de Saúde é muito importante esse seminário acontecer. Temos políticas públicas no país que precisam avançar. As PICS precisam cada vez mais fazer parte estruturante do nosso SUS. Isso é reafirmar que o SUS é nosso e que direito garantido não se compra nem se vende”.

Também participaram da solenidade de abertura do evento: Karen Berenice, secretária executiva da Rede PICS Brasil; Edjane Rodrigues da Silva, secretária de Políticas Sociais da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG); Abrahão Nunes da Silva, coordenador da Comissão Intersetorial de Promoção, Proteção e Práticas Integrativas em Saúde do CNS e Rafael Dall Alba, representando a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Ao final da cerimônia, o poeta Elias apresentou uma canção composta para homenagear Simone Leite, conselheira do CNS e importante ativista na implementação das PICS no SUS.

PALESTRA MAGNA

A doutora Madel Therezinha Luz palestrou para os participantes do evento trazendo reflexões sobre qual futuro pode ser criado para a vida e a saúde humana. Madel é graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tem mestrado em Sociologia – Universite Catholique de Louvain e doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP). Foi professora na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é colaboradora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e colaboradora do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (UFF). Também lidera o Grupo CNPq Racionalidades em Saúde: Sistemas Médicos Complexos e Práticas Complementares e Integrativas, atualmente sediado no Instituto de Saúde da Comunidade da UFF e um dos nomes mais importantes da atualidade quando o tema é Práticas Integrativas no SUS.

Representando os participantes do seminário, a pesquisadora do Departamento de Saúde Coletiva da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Pernambuco, Islândia Carvalho, prestou uma homenagem a Madel Luz. “Madel nos ajuda a refletir de um lugar mais teórico e como usuária das PICS, sobre a possibilidade de repensar o modo de fazer ciência, de construir o conhecimento. Nos trouxe ao longo de sua vida uma contribuição super importante. Por isso, nós do ObservaPICS buscamos no último ano, construir um espaço virtual para que toda produção da Madel fique disponível para consulta”.

Emocionada, Madel agradeceu a homenagem. “É uma surpresa. Eu nunca consegui dar aulas sem acrescentar alguma reflexão sobre o tema. É a história da minha formação. Uma pesquisa tem que levar para outras perguntas. Nunca tive a tendência acadêmica de querer fechar a produção dentro de um produto. Sempre quis compartilhar com as pessoas, para que elas possam criar outras coisas a partir daquilo, fazendo avançar o conhecimento.”

PAINÉIS

Dando continuidade ao evento, os participantes do seminário acompanharam o debate sobre os 15 anos da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), o panorama atual das PICS nos estados e municípios brasileiros e promoção da saúde e autocuidado no SUS. Encerrando o primeiro dia de evento, o tema abordado foi PICS e academia: pesquisa e formação.

PROGRAMAÇÃO

O 1º Seminário Nacional sobre as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no Sistema Único de Saúde (SUS) promovido pelo CNS continua nesta quinta-feira, dia 30 de setembro, a partir das 16h. Os temas são:

16h10 – PICS e Controle Social
17h – PICS e educação popular em Saúde
18h – PICS e pandemia
19h – PICS e sustentabilidade
20h – Reflexões sobre o seminário
20h30 – Encerramento