NOTÍCIAS

CNS: novo colegiado toma posse para o mandato 2021-2024

CNS: novo colegiado toma posse para o mandato 2021-2024

20/12/2021

CFN volta a ocupar uma vaga entre os titulares.

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) já tem um novo colegiado e mesa diretora para gestão 2021-2024. A solenidade de posse do pleno e mesa diretora foi realizada na última quinta-feira (16). Vale destacar que o CNS é a instância de controle social nacional na Saúde. A Mesa Diretora da entidade é composta por sete conselheiras e conselheiros representantes dos usuários, gestores, prestadores e trabalhadores, e o presidente Fernando Pigatto, que foi reeleito.

O processo eleitoral para renovação do quadro de entidades e movimentos sociais que compõem o CNS foi realizado no dia 11 de novembro. A eleição foi realizada virtualmente, com voto secreto e auditável. Novas entidades foram eleitas para compor as 40 vagas do colegiado, entre titulares e suplentes, até 2024. Com isso, o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) voltou a ocupar uma vaga entre os titulares, representado pela nutricionista Myrian Cruz.

A Mesa Diretora do CNS para o trênio 2021/2024 será assim composta: pelo segmento de usuários foram eleitos Ana Lúcia Silva Marçal Padduello (Associação Brasileira Superando o Lúpus, Doenças Reumáticas e Raras), Maria da Conceição Silva (União de Negros pela Igualdade) e Madalena Margarida da Silva Teixeira (Central Única dos Trabalhadores). Já no segmento de profissionais, os eleitos foram Fernanda Lou Sans Magano (Federação Nacional dos Psicólogos) e Francisca Valda da Silva (Associação Brasileira de Enfermagem). Pelo segmento gestor, os representantes são Jurandi Frutuoso da Silva (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e Neilton Araújo de Oliveira (Ministério da Saúde).

Com informações do CNS.
Foto: Ascom CNS.