NOTÍCIAS

CNS divulga manual para realização de Conferências de Saúde

CNS divulga manual para realização de Conferências de Saúde

11/03/2021

Material sugere que as atividades ocorram de modo virtual

O Conselho Nacional de Saúde lançou na última terça-feira (9) o Manual Básico para Realização de Conferências de Saúde 2021. Trata-se de um material orientativo para a realização de conferências de saúde diante do contexto da pandemia de Covid-19. A cartilha é voltada para conselheiras e conselheiros de saúde de estados e municípios, além de agentes e ativistas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o CNS, as Conferências de Saúde são, junto aos Conselhos de Saúde pelo Brasil, os principais espaços democráticos de construção de políticas de saúde no país, compondo o controle social para deliberação e fiscalização das políticas públicas no âmbito do SUS. Podem ser definidas por um amplo fórum de debates que conta com a participação de diferentes representantes da sociedade civil e do governo, com a finalidade de avaliar, planejar e definir ações e diretrizes que melhorem a qualidade dos serviços de saúde pública.

Orientações

O manual reafirma a importância do distanciamento social. Por isso, a CNS sugere que as atividades relativas às conferências ocorram de modo virtual, respeitando as normas sanitárias sugeridas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde.

Para conferir o Manual Básico para Realização de Conferências de Saúde 2021, clique aqui.

Com informações do CNS.