NOTÍCIAS

CGAN constitui redes e linhas de cuidados para sobrepeso e obesidade

CGAN constitui redes e linhas de cuidados para sobrepeso e obesidade

27/10/2017

A Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN) do Ministério da Saúde elaborou o diagnóstico situacional das linhas de cuidado do sobrepeso e obesidade. A análise dessas informações possibilita nortear o apoio e as ações desenvolvidas pela gestão federal para que os estados alcancem resultados efetivos na implantação das linhas.
A constituição de Redes e Linhas de Cuidado impulsiona os municípios e estados a realizarem um preciso diagnóstico da situação de saúde de sua população bem como das suas capacidades, arranjos organizativos e fluxos de atenção, itens que nem sempre estão claros ou bem definidos. Para a gestão e o apoio à organização da linha de cuidado, a CGAN iniciou visitas in loco para identificar e reconhecer como os estados e municípios vêm se organizando e os principais desafios enfrentados.
A agenda de visitas teve início no dia 10 de outubro de 2017, na qual uma técnica da CGAN reuniu-se com a equipe da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais. Ficou claro, durante a visita, o quanto é importante o diagnóstico da situação para elaboração do Plano de Ação do estado. Um fator apontado como decisivo para sucesso do planejamento é a integralidade, que inclui áreas técnicas do estado e dos municípios, fluxos de encaminhamento e ações dos serviços de saúde.