NOTÍCIAS

CFN volta à titularidade do Conselho Nacional de Saúde no triênio 2021-2024

CFN volta à titularidade do Conselho Nacional de Saúde no triênio 2021-2024

16/11/2021

Eleição definiu as 40 entidades que vão compor o novo colegiado.

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) realizou no dia 11 de novembro o processo eleitoral para renovação do quadro de entidades e movimentos sociais que compõem a entidade. A eleição foi realizada virtualmente, com voto secreto e auditável. Novas entidades foram eleitas para compor as 40 vagas do colegiado, entre titulares e suplentes, até 2024. O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) volta a ocupar uma vaga entre os titulares. A lista final dos eleitos será publicada oficialmente amanhã (17), no site do CNS.

As entidades eleitas representarão os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), profissionais de saúde, prestadores de serviços e entidades empresariais com atividades na área de saúde. O CNS é formado por 48 conselheiros titulares e seus respectivos primeiros e segundos suplentes. Os titulares, primeiro e segundo suplentes serão indicados pelas entidades até o dia 22 de novembro. Na data, também serão escolhidos os integrantes da mesa diretora e o novo presidente do CNS.

Para Fernando Pigatto, atual presidente do CNS, o papel do controle social é institucional, sendo um espaço de democrático e plural. “Aqui há disputa de idéias, propostas, visões e projetos, onde os interesses coletivos pela garantia dos direitos e a defesa do SUS, da vida e da democracia estão acima dos individuais e o respeito às diferenças sempre prevalece. Este é um dia histórico para o povo brasileiro, pois reafirmamos a autonomia e a força do controle social na saúde”.

No CNS, o processo eleitoral ocorre a cada três anos. Os representantes do governo federal, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) não participam do pleito e são indicados pelos seus titulares e presidentes, conforme determina o Decreto nº 5.839/2006.

Com informações do CNS.
Foto: Arquivo CNS.