NOTÍCIAS

CFN sedia reunião preparatória para a conferência sobre Segurança Alimentar e Nutricional

CFN sedia reunião preparatória para a conferência sobre Segurança Alimentar e Nutricional

11/03/2020

A conferência será realizada entre os dias 4 e 6 de agosto, em São Luís (MA)

O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) sediou, nos dias 9 e 10 de março, em Brasília, a terceira reunião da comissão organizadora da Conferência Nacional Popular, Democrática e Autônoma por Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (CNPDA-SSAN). Dessa vez, os participantes definiram objetivos, metas e estratégias relacionadas à promoção do evento. A conferência será realizada entre os dias 4 e 6 de agosto, em São Luís (MA).

A conferência tem como objetivo mobilizar a sociedade para o debate sobre a má alimentação e as desigualdades sociais. O evento pretende impulsionar troca de saberes e mobilização social a favor da erradicação da fome, da promoção de sistemas alimentares sustentáveis, do direito humano à alimentação adequada e saudável, bem como da soberania e segurança alimentar e nutricional.

Entre outros temas a serem abordados, estão o retorno da fome, a crescente violência nos campos e nas cidades, a situação dos povos indígenas e das comunidades tradicionais, como também as agressões ao meio ambiente.

A conferência é uma resposta de entidades e organizações não governamentais à extinção do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e à desestruturação da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan). Ambos os fatos prejudicaram o funcionamento adequado do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e a promoção da 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que havia sido convocada para novembro de 2019.