NOTÍCIAS

CFN se reúne com a deputada Vivi Reis

CFN se reúne com a deputada Vivi Reis

30/09/2021

Na pauta, dois projetos de lei de interesse da categoria e da sociedade.

O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) foi à Câmara Federal na última quarta-feira (29) para cumprir mais uma agenda com parlamentares sobre pautas de interesse dos profissionais e da sociedade. Desta vez, em uma reunião híbrida com a deputada federal Vivi Reis (PSOL-PA), o principal ponto de pauta foi o projeto de lei (PL) 5.056/2013, que prevê a inclusão dos técnicos em Nutrição e Dietética no Sistema CFN/CRN. Também entrou na pauta o PL 5.881/2019, que obriga os planos de saúde a aceitarem exames laboratoriais prescritos por nutricionistas.

A reunião teve participação (por videoconferência) da nutricionista Manuela Dolinsky, diretora-secretária do CFN; da superintendente do CFN, a nutricionista Rosane Nascimento; e da assessora parlamentar do órgão, Gerlane Alves, de forma presencial.

Sobre o primeiro ponto de pauta, o CFN se comprometeu em aprofundar as discussões com os CRNs sobre os assentos dos TNDs nos plenários do Conselho Federal e regionais, com vistas a promover de um debate amplo com todo o Sistema para avançar com uma proposta unitária e adequada sobre o tema.

A parlamentar, que integra a Comissão de Seguridade Social, fará um requerimento ao deputado federal Doutor Luizinho, presidente desta comissão, solicitando audiência pública sobre o PL, de forma a ampliar a escuta entre as partes interessadas na matéria.

“Foi uma reunião importante, na qual tratamos de um assunto muito sensível ao Sistema CFN/CRN e aos nutricionistas. Tivemos uma excelente resposta da deputada e esperamos amadurecer esse debate com os regionais para avançarmos nessas pautas específicas, como também na mobilização da categoria para a discussão do PL 58881/2019”, destacou a nutricionista Manuela Dolinsky.