NOTÍCIAS

CFN reforça importância do nutricionista junto aos gestores municipais

CFN reforça importância do nutricionista junto aos gestores municipais

01/06/2016

Começa hoje, 1º/6, e segue até sábado, 4/6, em Fortaleza/CE, o 32º Congresso do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems). Dentre os principais temas em debate sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) está o Pacto Federativo, os desafios da Judicialização da Saúde e a Atenção Básica.
Toda edição desse congresso o CFN está presente para defender a importância do nutricionista na consolidação e ampliação das políticas públicas de alimentação e nutrição dos municípios. Atualmente, dos 4.271 Núcleos de Saúde da Família (Nasf), o nutricionista atua em 3.174, ou seja, 74%. “Se consideramos que sua composição guarda estreita relação com o quadro epidemiológico local e levarmos em conta a situação nutricional brasileira, entendemos que o nutricionista deve compor 100% dessas equipes”, defende o presidente do CFN Élido Bonomo.
Outra frente defendida pelo CFN no congresso é a inserção do nutricionista no Programa Saúde na Escola (PSE), onde promove hábitos alimentares saudáveis por meio de ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) e sua inclusão no projeto político-pedagógico das escolas. Ainda estimula a valorização dos alimentos produzidos localmente, provenientes da agricultura familiar, contribuindo para a preservação da cultura alimentar e, consequentemente, para a soberania e segurança alimentar e nutricional da população.
Reforço – As ações de conscientização dos gestores municipais sobre a importância do nutricionista começaram na chegada deles no aeroporto, com um receptivo de boas-vindas e distribuição de material sobre alimentação saudável e adequada. No estande montado no local do evento, equipes de nutricionistas e estudantes de Nutrição reforçarão esse trabalho orientando os participantes.
O CFN também defenderá no 32º Conasems, a importância do nutricionista na prevenção e controle da obesidade. A atual situação nutricional no país é preocupante, principalmente os altos índices de obesidade (52,5% dos adultos-Ministério da Saúde; 33,5% das crianças de 5 a 9 anos e 20,5% dos jovens de 10 a 19 anos estão com excesso de peso – IBGE).
A mudança desse quadro com ações de EAN, promoção e recuperação da saúde com a ativa participação do nutricionista é uma das alternativas no combate à obesidade nos municípios. É isso que o CFN mostrará aos gestores. Essa é mais uma ação de valorização dos nutricionistas.