NOTÍCIAS

CFN reforça apoio ao CNS em defesa do SUS

CFN reforça apoio ao CNS em defesa do SUS

22/03/2018

O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Ronald Ferreira dos Santos, visitou o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) para reforçar a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), uma das principais políticas públicas do mundo que vem sofrendo ameaças de desconstrução. No encontro, com a participação dos conselheiros do CFN, Ronald destacou a do ataque às políticas públicas, especialmente à saúde, promovido pelo governo federal, e a importância das entidades e da sociedade resistirem e se mobilizarem para impedir o retrocesso na saúde e nos direitos sociais.
Para Ronald, instituições como o CFN têm papel fundamental no processo de aglutinar forças para o enfretamento do desmonte do SUS e da mercantilização da saúde, unindo os nutricionistas nessa luta permanente. A ideia é fortalecer a defesa das políticas públicas de saúde em diversos fóruns, como já ocorreu na 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, no Fórum Social Mundial e outros, ações que integram o processo de construção da 8ª Conferência Nacional de Saúde+8, que acontecerá em julho de 2019. “Essa discussão será levada, também, para o Congresso Brasileiro de Nutrição (Conbran), que acontecerá em abril próximo”, destacou.
Élido Bonomo, presidente do CFN, reforçou o compromisso da atual gestão e dos nutricionistas com o direito dos cidadãos ao acesso integral, universal e gratuito aos serviços ofertados pelo SUS, e reafirmou a permanente parceria com ações desenvolvidas pelo CNS. Ronald Ferreira informou que visitará os 14 conselhos de profissões da saúde.