NOTÍCIAS

CFN promove reunião para debater revisão das especialidades da Nutrição

CFN promove reunião para debater revisão das especialidades da Nutrição

05/02/2021

50 nutricionistas pesquisadores de todo o Brasil participaram do encontro

Na tarde da última quarta-feira (3) o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) realizou uma videoconferência com 50 nutricionistas de todo o Brasil ligados a área de pesquisa para debater as especialidades da Nutrição. A abertura da reunião contou com a presença da diretoria do órgão, formada pelas nutricionistas Rita Ferreira Frumento, presidente; Nancy Aguiar, vice-presidente; Darlene Ramos, tesoureira; e Elisabeth Chiari, secretária. A abertura dos trabalhos foi feita pelo nutricionista Juarez Calil, coordenador da Unidade Técnica do CFN. Também estavam na reunião as nutricionistas Magda Cammerer, colaboradora do CFN, além de Zaira Salerno e Ana Maria Bartels Rezende, diretoras da Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN).

Rita Ferreira Frumento avalia a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo GT. “Esse é um momento importante, que vemos claramente avanços decisivos para a profissão. O trabalho do GT das especialidades vai, ao final, espelhar a complexidade da Nutrição e o seu consequente crescimento. E isso nos orgulha muito”, afirma.

Atualmente, o Sistema CFN/CRN discute a revisão das especialidades em parceria com a Associação Brasileira de Nutrição (Asbran).  O objetivo é publicar uma revisão da Resolução CFN nº 416/2008, para ampliar de forma significativa a relação das especialidades reconhecidas. Ao mesmo tempo, os Conselhos Regionais de Nutricionistas (CRN) promovem a revisão da última proposta do grupo de trabalho (GT) responsável pela reformulação da resolução. O GT também trabalha para elaborar a proposta de um documento com uma matriz de descrição de cada especialidade, incluindo sua definição e ementa, a ser publicada pelo CFN e Asbran.

TRABALHO COLETIVO

Para colaborar com esse trabalho, 140 nutricionistas das mais diversas áreas de atuação e regiões do país foram convidados a contribuir no processo, que reflete a evolução da ciência da Nutrição.

Para o nutricionista Juarez Calil Alexandre, coordenador da Unidade Técnica do CFN e do GT Especialidades, o processo de revisão das especialidades reflete a evolução da ciência da Nutrição. “As especialidades precisam refletir um conjunto próprio de competências decorrentes da atuação do nutricionista, embasada em complexidade e acúmulo de conhecimentos técnico-científicos específicos, para aprofundar a assistência dietética em uma ou mais áreas da Nutrição”.

A nutricionista Magda Cammerer, colaboradora do CFN e integrante do GT Especialidades, explica que a atual gestão do conselho estabeleceu como meta propor a ampliação das especialidades, com o objetivo de qualificar o trabalho dos nutricionistas e dar mais visibilidade aos profissionais nos campos de atuação e valorizando as titulações obtidas ao longo da vida profissional. “Considerando que a resolução que estabelece as especialidades é do ano de 2008, de lá para cá a Nutrição evoluiu muito. Inclusive, a Resolução CFN nº 600/2018 foi muito importante para caracterizar as áreas de atuação do nutricionista. Portanto, essa revisão das especialidades amplia e aprofunda a atuação do nutricionista”, disse.

CFN e Asbran esperam que a ampliação das especialidades favoreçam a visibilidade da profissão em diversos campos, alguns mais consagrados e outros de maior vanguarda, auxiliando, também, docentes e coordenadores de cursos de Nutrição no planejamento de componentes curriculares na graduação e pós-graduação.

GT 

O grupo de trabalho Especialidades é composto pelos nutricionistas: Juarez Calil Alexandre (coordenador); Elisabeth Chiari; Magda Cammerer; Ana Maria Bartels Rezende e Zaíra Salerno.