NOTÍCIAS

CFN presente na 85ª reunião do Conselhão

CFN presente na 85ª reunião do Conselhão

24/05/2022

Encontro ocorreu na manhã desta terça (24), na sede do Conselho Federal de Administração (CFA).

O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) participou na manhã desta terça-feira (24), na sede do Conselho Federal de Administração (CFA), em Brasília (DF), da 85ª reunião do Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas (Conselhão). O órgão foi representado pela nutricionista e diretora Manuela Dolinsky, acompanhada do coordenador da Unidade de Gestão Operacional, Márcio Gama.

Manuela Dolinsky destaca que cada encontro é uma oportunidade para aprender e aprimorar os processos de gestão. “No Fórum trocamos informações e experiências para avançar cada vez mais no trabalho do dia a dia nos conselhos profissionais. Queremos evoluir sempre para prestar um serviço de excelência para a sociedade”.

O encontro foi coordenado pela presidente do Conselho Federal de Biologia (CFBio), a bióloga Maria Eduarda Lacerda de Larrazábal, que encaminhou a aprovação da última ata do Fórum e o debate sobre itens da pauta. Um deles foi apresentado pelo superintendente de Integração do Sistema do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Eng. Civil Osmar Barros Júnior, que abordou os Conselhos Federais vinculados ao chamado “Decretão”, ponderando os pontos que ainda necessitam de maior debate pelo Fórum.

O “Decretão” é um compilado dos decretos reguladores das profissões regulamentadas e dos conselhos profissionais. De iniciativa do governo federal, a intenção é simplificar a legislação com a garantia de que as prerrogativas e as atribuições dessas autarquias serão preservadas, protegendo a sociedade.

Também foi abordado na reunião o Sisconta Eleitoral, sistema que é base de dados para auxiliar o Ministério Público Eleitoral na análise da regularidade das candidaturas nas eleições dessas autarquias. A expectativa é que os conselhos forneçam, de forma contínua, dados de excluídos do exercício profissional por decisão sancionatória, decorrente de infração ético profissional.

Com informações do CFA.