NOTÍCIAS

CFN prepara nova resolução para regulamentar a Teleconsulta de Nutrição

CFN prepara nova resolução para regulamentar a Teleconsulta de Nutrição

20/01/2023

O Grupo de Trabalho sobre o tema também atua na elaboração de materiais educativos.

De 18 a 20 de janeiro, o Grupo de trabalho (GT) sobre Teleconsulta de Nutrição esteve reunido na sede do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), em Brasília (DF), para finalizar o processo de revisão da Resolução CFN nº 666, que disciplinou a teleconsulta como forma de realização de consulta de nutrição durante a pandemia de Covid-19. Além disso, o GT está elaborando um Manual Prático de Teleconsulta de Nutrição que auxiliará os nutricionistas no atendimento nesta modalidade.

“A nova resolução irá regulamentar a Teleconsulta como forma de realização da Consulta de Nutrição por meio de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) e mantém a obrigatoriedade do Cadastro Nacional de Nutricionistas (e-Nutricionista) para Teleconsulta”, destaca Liliana Paula Bricarello, conselheira federal do CFN e coordenadora do GT.

Também fazem parte do GT as nutricionistas Anna Carolina Rego, conselheira do CRN-4; Lia Ferreira da Silva; Maria Cristina Bignardi, conselheira do CFN; Samanta Winck Madruga e Mariana Olival, assessora da Unidade Técnica do CFN.

Histórico

Diante do cenário da pandemia de COVID-19, o CFN agiu para publicar a Resolução nº 666 e implementar o e-Nutricionista, uma plataforma de Cadastro Nacional de Nutricionistas para Teleconsulta, com o objetivo de permitir ao cidadão, verificar se o nutricionista está devidamente habilitado e cadastrado para realizar a teleconsulta, bem como permitir a fiscalização profissional pelos Conselhos Regionais de Nutricionistas.

O CFN também lançou uma consulta pública, para saber a opinião dos nutricionistas sobre a continuidade da Teleconsulta em Nutrição quando for decretado o fim da pandemia. Assim, foi realizada uma consulta pública (de 29 de junho a 08 de julho de 2022), que contou com a participação de 17.392 nutricionistas de todo o Brasil, o equivalente a 9,3% do total de profissionais inscritos. Dos participantes da consulta pública, 97,3% foram favoráveis pela continuidade da Teleconsulta em Nutrição.

Em outubro de 2022, a autarquia divulgou o Parecer Técnico do Grupo de Trabalho sobre Teleconsulta de Nutrição. Agora, após contribuição dos Conselhos Regionais de Nutricionistas e aprovação do plenário do CFN, uma nova Resolução será publicada em breve, substituindo a atual.