NOTÍCIAS

CFN participa de webinário sobre o Guia de Atividade Física para a População Brasileira

CFN participa de webinário sobre o Guia de Atividade Física para a População Brasileira

16/07/2021

Nancy Aguiar, vice-presidente do órgão, reforçou a importância de ações intersetoriais.

Na tarde desta sexta-feira (16), foi realizado o webinário “Guia de Atividade Física para a População Brasileira: diálogo sobre disseminação e implementação”, transmitido pelo canal do YouTube do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS), promovido pela Coordenação Geral de Promoção da Atividade Física e Ações Intersetoriais do Departamento de Promoção da Saúde, vinculado ao Ministério da Saúde (CGPROFI/DEPROS/MS).

A nutricionista e vice-presidente do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), Nancy Aguiar participou do evento e reforçou a importância de ações intersetoriais para promoção da saúde. “O Guia de Atividade Física, assim como o Guia Alimentar para a População Brasileira são documentos importantíssimos na agenda de promoção da saúde. Esses documentos apoiam e incentivam a adoção de hábitos mais saudáveis no âmbito individual e coletivo, bem como subsidiam políticas, programas e ações”.

Nancy Aguiar ressaltou que os nutricionistas, assim como outros profissionais e gestores do SUS serão beneficiados pelas recomendações do documento para estimular o aumento dos níveis de atividade física dos brasileiros. Por fim, ela destacou que o CFN está à disposição para atuar como parceiro na implementação deste novo guia que irá beneficiar toda sociedade.

O encontro também reuniu representantes de outros conselhos profissionais da área da saúde, Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (SBAFS) e das áreas técnicas do Ministério da Saúde. Para assistir a gravação do webinário “Guia de Atividade Física para a População Brasileira: diálogo sobre disseminação e implementação”, clique aqui.

GUIA DE ATIVIDADE FÍSICA

O Guia de Atividade Física para a População Brasileira foi lançado no final de junho, pelo Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Dividida em oito capítulos, a publicação aborda a prática de atividades físicas em diversos contextos, grupos e ciclos de vida. O material apresenta uma série de recomendações sobre a quantidade, a intensidade e os exemplos de atividades aeróbicas, de força e equilíbrio, além de orientações para um estilo de vida ativo. Os conteúdos são voltados para crianças até 5 anos; crianças e adolescentes até 17 anos; adultos; idosos; gestantes e puérperas; professores de educação física escolar e pessoas com deficiência.

Para acessar o Guia de Atividade Física para a População Brasileira, clique aqui.