CFN participa de seminário sobre fortalecimento do controle social em alimentação e nutrição
28/11/2024
A Comissão Intersetorial de Alimentação e Nutrição (Cian) do Conselho Nacional de Saúde (CNS) realiza, nesta quarta-feira (27), seminário nacional sobre o atual cenário de alimentação e nutrição nos conselhos estaduais de Saúde. O evento ocorre no auditório da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em Brasília, e objetiva construir uma pauta conjunta para ampliar o controle social no campo da alimentação e nutrição, com foco no envolvimento mais ativo dos estados e municípios nesse processo.
O seminário é uma oportunidade para debater estratégias que sensibilizem os conselhos estaduais de Saúde sobre a importância da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (Pnan). “Fortalecer o controle social nas ações de alimentação e nutrição é garantir que as políticas públicas do setor de saúde atendam, de fato, às necessidades da população. Esse processo reforça a participação cidadã e assegura o direito humano à alimentação adequada.”, ressaltou Amilton Feitosa, conselheiro do Conselho Federal de Nutrição, na mesa de abertura do evento.
Entre as pautas, também está o incentivo à criação de comissões estaduais e municipais da Cian, proposta que vem sendo destacada nas reuniões da comissão, mas que ainda não se concretizou em ações efetivas. O evento reforça o compromisso da Comissão Intersetorial de Alimentação e Nutrição com a promoção de uma política alimentar mais inclusiva e participativa em todo o País.
A Cian é uma das dezenove comissões intersetoriais do CNS e está prevista na Lei nº 8.080/90, conhecida como Lei do SUS. Um de seus objetivos é acompanhar, propor e avaliar a operacionalização das diretrizes e prioridades da Pnan, bem como promover a articulação e a complementaridade de políticas, programas e ações de interesse da saúde, que envolvem execuções relacionadas a áreas não compreendidas no âmbito específico do SUS.