NOTÍCIAS

CFN participa de seminário na Câmara Federal

CFN participa de seminário na Câmara Federal

20/04/2022

Órgão integra a comissão organizadora do evento.

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

No dia 28 de abril, na Câmara dos Deputados, acontece o Seminário da Frente Parlamentar de Apoio aos Conselhos Profissionais, com a participação de representantes de conselhos federais e regionais das mais de 30 profissões regulamentadas no Brasil. O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) participa do evento, representado pela nutricionista Manuela Dolinsky, diretora do órgão.

Com o tema “O Compromisso dos Conselhos e Ordens Profissionais com a Sociedade Brasileira”, o seminário tem o objetivo de debater a importância dessas instituições para a comunidade, solidificando o papel institucional do Estado Brasileiro na orientação, normatização e fiscalização do exercício profissional das mais diferentes atividades. O CFN terá participação em uma mesa temática específica, voltada para os desafios do conselhos profissionais.

“É uma grande honra para nós, do CFN, fazermos parte deste evento em uma mesa temática que abordará os ‘desafios e propostas dos conselhos profissionais para a administração pública’ em um um momento muito delicado para o país, que passa por uma grave crise econômica. E nossa proposta é discutir o papel dos conselhos e as respostas que devemos entregar à sociedade, com serviços eficientes, transparência e economicidade, valorizando as experiências exitosas em consonância com a nossa missão – no caso do CFN – de Contribuir para a garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável promovendo a prática profissional comprometida com a Segurança Alimentar e Nutricional da população”, afirma Manuela Dolinsky.

A mesa do CFN no evento será coordenada pela deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA), com a participação de Zilamar Costa, coordenadora do Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde e representantes do Conselho Federal de Farmácia (CFF); Cláudio Augusto Boschi, presidente do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF); André Medeiros Macedo, presidente da Associação Nacional dos Advogados e Procuradores dos Conselhos de Fiscalização (ANAPROCONF); e Reinaldo da Silva Júnior, presidente do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-MG).

O evento será transmitido ao vivo, pela internet. E para participar, basta fazer a inscrição no link: https://forms.gle/LmwNCfgagEhgaujp7

Veja a programação completa:

Dia 28 de abril de 2022
Local: Câmara dos Deputados – Auditório Freitas Nobre

9h – Acolhida

9h20 – 10h30
Mesa 1: Tema: O compromisso dos Conselhos e Ordens Profissionais com a sociedade brasileira
Coordenação: Deputado Rogério Correia (confirmado)

1. Deputado Marcelo Ramos – Vice-Presidente da Câmara dos Deputados (10 min) (confirmado)
2. Palestra de abertura: Conselheiro Marcos Vinicius Jardim Rodrigues – Conselho Nacional de Justiça (20 minutos) (confirmado)
3. Dr. Mauro Kreuz – Presidente do Conselho Federal de Administração e Coordenador do Fórum dos Conselhos Federais das Profissões Regulamentadas (10 min) (confirmado)
4. José de Ribamar Oliveira Filho – Presidente do Conselho Federal de Química (10 min) (confirmado)
5. Ana Sandra Fernandes Arcoverde Nóbrega – Presidenta do Conselho Federal de Psicologia (10 min) (confirmada)

10h40 – 11h40
Mesa 2: Os desafios dos Conselhos e Ordens Profissionais e suas propostas para a administração pública
Coordenação: Deputada Alice Portugal

1. Dra. Zilamar Costa – Coordenadora do Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde e Conselho Federal de Farmácia (10 min) (confirmada)
2. Manuela Dolinsky – Diretora do Conselho Federal de Nutricionistas (confirmada)
3. Cláudio Augusto Boschi – Presidente do Conselho Federal de Educação Física – Presidente do Conselho Federal de Educação Física (confirmado)
4. André Medeiros Macedo – Presidente da Associação Nacional dos Advogados e Procuradores dos Conselhos de Fiscalização – ANAPROCONF (confirmado)
5. Reinaldo da Silva Júnior – Presidente do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (confirmado)

11h40 – Debate
12h – Encerramento