NOTÍCIAS

CFN participa de seminário na Câmara dos Deputados

CFN participa de seminário na Câmara dos Deputados

29/04/2022

Evento foi convocado pela Frente Parlamentar de Apoio aos Conselhos Profissionais.

O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), juntamente com outros 11 conselhos regionais e federais de profissões regulamentadas, participou nesta quinta-feira (28) do Seminário da Frente Parlamentar de Apoio aos Conselhos Profissionais: o Compromisso dos Conselhos e Ordens Profissionais com a Sociedade Brasileira, realizado no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.

O CFN foi representado no evento pela nutricionista Manuela Dolinsky, diretora do órgão; Ana Jeanette Haro, diretora-tesoureira; Bruno Reis, conselheiro; e Gerlane Alves, assessora parlamentar. O seminário foi promovido pelo deputado federal Rogério Correia (PT-MG), líder da Frente Parlamentar de Apoio aos Conselhos.

“Foi um excelente evento e tivemos a oportunidade de discutir a importância dos conselhos profissionais para a sociedade e, também, outros temas muito caros para nós, nutricionistas, como a insegurança alimentar no Brasil. As deliberações foram desafiadoras para todos, mas estamos conscientes de que estamos no caminho certo, conduzindo a gestão desses órgãos de forma cada vez mais transparente e eficiente para benefício da sociedade e da categoria”, disse Manuela, que palestrou em uma mesa temática sobre o desafio dos conselhos profissionais na administração pública.

Para Ana Jeanette Haro, os conselhos profissionais da área da saúde têm uma preocupação em comum. “O EaD. Todos os conselhos da área de saúde estão preocupados e já disseram ‘não’ ao EaD. Somos contrários a essa modalidade de ensino na saúde e vamos lutar para que a relação aluno-professor na graduação seja presencial, como acontece em todo o mundo”, destacou.

“São estruturas de controle social e, principalmente, de prestação de serviços e proteção para a sociedade. Isso está claro para nós, dos conselhos, mas também precisa estar evidente para a população e para os profissionais. Assim, com a boa informação e uma participação mais ativa de todos, fortalecermos os órgãos, as profissões e, por tabela, valorizaremos os profissionais”, afirmou Bruno Reis.

Como deliberação, os conselhos regionais e federais criarão uma plataforma de reivindicações que serão encaminhadas aos candidatos ao executivo e legislativo nas eleições deste ano com o objetivo de avançar em pautas comuns, como jornadas de trabalho e piso salarial nacional. “É uma ideia da Frente Parlamentar e vamos seguir com o apoio e participação de todos para que os conselhos sejam fortalecidos e, consequentemente, os profissionais e a sociedade sejam os beneficiados”, declarou o deputado Rogério Correia.