NOTÍCIAS

CFN participa de reuniões com ministérios

CFN participa de reuniões com ministérios

05/04/2023

Ações de alimentação, nutrição, de interesse da categoria e da sociedade fazem parte da pauta.

O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) está com uma intensa agenda de reuniões em Brasília (DF). Desde o início do ano, o órgão participa de diversos encontros com parlamentares e ministros para debater ações de alimentação, nutrição e de interesse da categoria e da sociedade. Élido Bonomo, presidente do CFN destaca que faz parte da missão institucional da autarquia, contribuir para a garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável, normatizando e disciplinando o exercício profissional do nutricionista e do técnico em Nutrição e Dietética, para uma prática pautada na ética e comprometida com a Segurança Alimentar e Nutricional da população brasileira.

Confira algumas dessas agendas do CFN:

Em março, os nutricionistas Élido Bonomo (presidente), Kátia Guimarães (vice-presidente) e Natália Oliveira (assessora da Unidade Técnica) foram recebidos pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). A secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Lilian Rahal, a diretora de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável, Patrícia Gentil e a coordenadora-geral de Promoção da Alimentação Saudável, Gisele Bortolini também participaram da reunião para discutir estratégias de promoção da autonomia e empoderamento dos indivíduos em relação a suas escolhas alimentares.

No dia 3 de abril, o CFN esteve no Ministério da Saúde (MS) para mapear ações de alimentação, nutrição e estratégias prioritárias para o combate da má nutrição. O encontro contou com a participação de Élido Bonomo (presidente do CFN), Natália Oliveira (assessora da Unidade Técnica do CFN), da coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição do MS, Kelly Alves e do diretor de Programa do Ministério da Saúde, Felipe Proenço.

Já no dia 4 de abril, a nutricionista e coordenadora da Unidade Técnica do CFN, Caroline Romeiro, acompanhou a solenidade promovida pelo Ministério da Educação (MEC), Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), MDS, MS e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) Interministerial. O ACT visa o fortalecimento das ações conjuntas para promoção da alimentação adequada e saudável no ambiente escolar, com foco prioritário no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O evento contou com a participação dos ministros Nísia Trindade (MS), Camilo Santana (MEC), Wellington Dias (MDS) e Paulo Teixeira (MDA), além da presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, senadores, deputados federais e representantes de cooperativas da agricultura familiar.