NOTÍCIAS

CFN participa de reunião sobre o PNAE com o relator do Orçamento 2023

CFN participa de reunião sobre o PNAE com o relator do Orçamento 2023

14/12/2022

Representantes de entidades debateram a proposta de reajuste dos valores per capita do programa.

Na manhã desta quarta-feira (14), o relator-geral do Orçamento 2023, senador Marcelo Castro (MDB-PI), recebeu no Senado Federal representantes de entidades que fazem parte do Observatório da Alimentação Escolar (ÓAÊ), para debater a proposta de reajuste do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O nutricionista e presidente do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) Élido Bonomo participou do encontro. “Tivemos a oportunidade de dialogar com o senador Marcelo Castro e apresentar uma proposta real de reajuste dos valores per capita do Programa Nacional de Alimentação Escolar, bem como destacar a importância de outras ações, como o Programa de Aquisição de Alimentos”. 

O senador Marcelo Castro destacou que a fome é algo inadmissível. “Esta é uma causa emergencial e nobre de empreender. Combater a fome é um pacto da sociedade brasileira. Uma questão de dignidade humana. Espero que em breve o Brasil possa sair novamente deste cenário”.

Também participaram do encontro: os conselheiros federais do CFN, Alcemi Barros, Amilton Feitosa, Bruno Reis, Carmem Franco e Maria Cristina Bignardi; a colaboradora federal Adele da Matta, a superintendente do órgão, Rosane Nascimento e a assessora da Unidade Técnica do CFN, Natália Araújo. O Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região (CRN-3) foi representado pelas conselheiras Jeanice de Azevedo e Sueli Lisboa.

Por outras entidades, Pedro Vasconcelos (FIAN), Hannah Parnes (Aliança pela Alimentação Saudável), Tayanne Galeno (Instituto Alana), Mariana Macario e José Ribamar de Araújo (Ação da Cidadania), Décio Sieb (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura) e Júlia Vida (Consultoria Pulso Público).

Confira algumas imagens da reunião.