NOTÍCIAS

CFN participa de eventos no Dia Mundial da Alimentação para debater SAN e DHANA

CFN participa de eventos no Dia Mundial da Alimentação para debater SAN e DHANA

18/10/2021

CRNs 2, 4 e 9 promoveram atividades com discussões sobre conjuntura nacional e o papel do nutricionista no combate a fome.

O Dia Mundial da Alimentação (DMA) foi lembrado em todo o mundo com eventos e debates para discutir as ações e escolhas da sociedade na construção de um futuro sem fome e com preservação do meio ambiente. Criado pela ONU em 1981, em homenagem a criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o DMA 2021 teve o tema “Nossas Ações são o Nosso Futuro“.

O Conselho Federal de Nutricionistas participou de dois eventos organizados pelos conselhos regionais. Os CRNs 2, 4 e 9, promoveram debates sobre o tema, com convidados de várias áreas para discutir que tipo de produção e consumo de alimentos é mais adequado para a nossa sociedade.

No evento do CRN-9 (clique aqui), os debates foram focados na agroecologia, na agricultura familiar e como esses sistemas podem contribuir de forma decisiva para a erradicação da fome de forma definitiva para o país. O nutricionista Élido Bonomo, presidente do CFN, participou do evento no debate sobre Agroecologia: construindo o presente e um futuro saudável e sustentável, que também contou com a participação da nutricionista Melissa Luciana de Araújo, membra do Conselho de Alimentação e Nutrição Sustentável de Minas Gerais (Consea-MG). Na oportunidade, Bonomo falou da importância de nos mobilizarmos para mudar essa realidade que está posta, “observando as experiências exitosas que nos tiraram, há pouco tempo, do mapa da fome mundial”.

“Cada um de nós temos uma responsabilidade como cidadão e cidadã. Um compromisso com a vida saudável nossa e do outro. E, para isso, nós que somos nutricionistas ou técnicos em Nutrição e Dietética, temos que ter algumas características… de competência técnica, humana, científica, política… capacidade de se relacionar e de se indignar com o sofrimento da pessoa humana. Esse é um componente que, cotidianamente, temos que refletir. E temos que ter esses valores individuais, sim, mas também de nos organizar coletivamente para mudar essa realidade que está posta. Isso é valorizar as entidades representativas da Nutrição, como a Asbran, a Abenut, a ENEN e a FNN e buscar os caminhos para cobrar do estado brasileiro e de seus representantes políticas que atendam as necessidades da população”, declarou.

CRN-4

O CRN-4 preparou um evento junto com pesquisadores, conselheiros e convidados para discutir o tema central do DMA 2021. A atividade foi transmitida ao vivo pelo canal do órgão no YouTube (clique aqui). O CFN foi representado neste evento pela nutricionista Manuela Dolinsky, diretora-secretária do órgão, que esteve na mesa de abertura.

Na sua intervenção, na abertura da mesa, Manuela ratificou a importância de toda a categoria estar atenta ao quadro de insegurança alimentar da população brasileira. “Infelizmente não temos muitos motivos para comemorar o Dia Mundial da Alimentação, dada a quantidade de brasileiros que estão passando fome, com o agravamento de uma crise sanitária mundial. Precisamos chamar a atenção da sociedade brasileira e dos governantes para as saídas que podemos adotar para essa situação”, disse.

CRN-2

No CRN-2, o IX Seminário Temático do CRN-2: “O Impacto da Pandemia na Mudança do Comportamento Alimentar” (clique aqui), integram as atividades da semana da alimentação do Rio Grande do Sul. O evento aconteceu nos dias 15 e 16 de outubro e podem ser assistidos no canal do CRN-2, no YouTube.

Com informações dos CRNs 2, 4 e 9.