NOTÍCIAS

CFN participa de evento sobre  o PNAE

CFN participa de evento sobre o PNAE

26/03/2021

Evento do FNDE reuniu profissionais de todo o país.

O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) participou do Encontro Técnico Nacional de Nutricionistas do PNAE 2021, realizado virtualmente com, aproximadamente, 3.200 profissionais que atuam na alimentação escolar de todo o país. O Conselho foi representado pelo nutricionista Juarez Calil Alexandre, coordenador da Unidade Técnica do órgão, que ministrou uma palestra sobre a publicação “Recomendações para Execução do PNAE no Retorno das Aulas Presenciais Durante a Pandemia”, na qual o CFN foi partícipe na produção.

De acordo com o FNDE, o evento faz parte de uma série de encontros previstos para este semestre. Na programação, foram discutidas as recentes atualizações na legislação do Pnae, a promoção da saúde no ambiente escolar, orientações sobre o retorno das aulas presenciais durante a pandemia e alimentação escolar na educação infantil, entre outros temas.

Vale lembrar que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) havia publicado a Resolução FNDE nº 04/2020, regulamentando a distribuição dos kits nas aulas remotas. Daí a importância do órgão disponibilizar, também, orientações complementares sobre os cuidados necessários no retorno das aulas presenciais.

Nesta etapa seguinte, o FNDE avançou no sentido de recomendações para a retomada das aulas presenciais. O grupo de trabalho (GT) foi coordenado por Solange Fernandes de Freitas Castro (COSAN/FNDE) e pelas professoras Elke Stedefeldt (UNIFESP) e Amábela de Avelar Cordeiro (UFRJ Macaé), além de representantes da Anvisa, OPAS, do Ministério da Saúde, de universidades e de entidades executoras do PNAE.

De acordo com Juarez Calil, devem ser adotados cuidados especiais para a continuidade de atividades de educação alimentar e nutricional, “que devem ser mantidas e podem abordar o contexto do impacto da pandemia no sistema alimentar, na cultura alimentar e nos nossos hábitos alimentares”. Além disso, ele explica que medidas de precaução são necessárias do ponto de vista do controle higiênico-sanitário para a produção e distribuição da alimentação escolar, bem como para com a saúde e segurança dos manipuladores de alimentos.

“Embora não haja evidências epidemiológicas de que o novo coronavírus tenha sido transmitido por alimentos, sabe-se que o vírus sobrevive em superfícies. Então é necessário adotar medidas sanitárias do ponto de vista do alimento, assim como do ambiente e da saúde dos colaboradores. O documento reúne, então, orientações para a execução da alimentação escolar, que nutricionistas do PNAE podem adotar para subsidiar a solicitação das devidas providências, baseadas no princípio da precaução”, disse Juarez.

O Encontro Técnico de Nutricionistas está disponível no canal oficial do FNDE no YouTube, aqui e aqui.