NOTÍCIAS

CFN participa de evento internacional para discutir DHANA e SSAN

CFN participa de evento internacional para discutir DHANA e SSAN

14/10/2021

49ª plenária do CSA/FAO-ONU aconteceu de 11 a 14 de outubro, por videoconferência.

O Conselho Federal e Nutricionista (CFN) participou da 49ª Sessão Plenária do Comitê de Segurança Alimentar Mundial (CSA), da Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura (FAO). O evento foi realizado por videoconferência, de 11 a 14 de outubro. O CFN acompanha o CSA/FAO desde 2019 e, na edição 2021, foi representado pelo nutricionista Alcemi Barros, conselheiro federal.

Atualmente, 138 países membros das Nações Unidas integram o CSA, que reúne especialistas e organizações sociais de todo o mundo do mundo. A entidade é considerada a principal plataforma internacional, intergovernamental e inclusiva para tratar de temas ligados a alimentação, com ações conjuntas para a eliminação da fome, a busca da garantia da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, do Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequadas (DHANA), a construção de Sistemas Alimentares Saudáveis e a Agenda de Nutrição 2030.

O nutricionista Alcemi Barros, que participou de todos os dias da atividade, comenta a importância do evento, principalmente no atual momento de crise sanitária mundial. “Já caminhamos para dois anos da mais grave crise sanitária da nossa história, com mais de 600 mil mortos só no Brasil. E junto com essa crise, a volta da fome e a desigualdade crescente. Precisamos, como nutricionistas, entender esses cenários e apontar saídas de forma estratégica, como agentes de transformação e promoção da saúde. Por isso, a agenda internacional nos ajuda a compreender melhor o nosso trabalho e entender que é necessário revisitar as experiências exitosas que nos fizeram ser reconhecidos no mundo quando tiramos o Brasil do mapa da fome”, declarou.