NOTÍCIAS

CFN participa de evento da FAO

CFN participa de evento da FAO

17/10/2018

O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), representado pela nutricionista e coordenadora da Unidade Técnica, Carolina Chagas, participou da comemoração do Dia Mundial da Alimentação – 16 de outubro, promovida pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), realizada hoje (17), em Brasília. Este ano, a campanha da FAO, alusiva à data, defende que “um mundo sem fome até 2030 é possível”.
Na comemoração, a secretária-executiva do Consea Nacional, Marília Leão, destacou que em termos globais a fome não tem sido vencida e que é necessário um processo de reflexão, inclusive, com a participação da sociedade civil para mudar esse quadro. Outra participante, a nutricionista Patrícia Gentil, do Departamento de Estruturação e Integração de Sistemas Públicos Agroalimentares (DEISP) do Ministério do Desenvolvimento Social, afirmou que a fome não é uma questão de falta de produção, mas sim de falta de acesso físico e financeiro. “Queremos o alimento como direito e não como mercadoria”, ressaltou.
Políticas – O evento destacou, ainda, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos por ocasião da Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, processo iniciado em 2013, seguindo mandato emanado da Conferência Rio+20. Os ODS deverão orientar as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional nos próximos quinze anos, sucedendo e atualizando os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
O Brasil participou de todas as sessões da negociação intergovernamental. Um acordo contemplou 17 objetivos e 169 metas, envolvendo temáticas diversificadas, como erradicação da pobreza, segurança alimentar e agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura e industrialização, governança, e meios de implementação.
Na comemoração do Dia Mundial da Alimentação da FAO o destaque foi para o segundo ODS: Fome Zero.