NOTÍCIAS

CFN participa de debate sobre conflitos de interesse e rotulagem de alimentos

CFN participa de debate sobre conflitos de interesse e rotulagem de alimentos

09/11/2023

Evento foi realizado na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em Brasília.

Mais de 50 representantes de entidades que atuam na promoção da saúde, alimentação adequada e saudável e defesa do consumidor participaram do evento “Diálogos sobre Determinantes Comerciais da Saúde, Conflitos de Interesse e Rotulagem de Alimentos”, realizado na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em Brasília (DF), nos dias 6 e 7 de novembro.

O Sistema CFN/CRN esteve no evento, representado pelas nutricionistas Lorena Chaves, conselheira do CFN, Mariana Olival, assessora técnica, e pelo nutricionista Fernando Lamarca, diretor do Conselho Regional de Nutricionistas da 4ª Região (CRN-4).

O encontro abriu espaço para o lançamento da série Lancet sobre Determinantes Comerciais da Saúde, organizado pela ACT Promoção da Saúde, em parceria com a OPAS no Brasil.

Também foi realizada uma oficina de escuta para a construção do Marco de Referência sobre conflitos de interesse nas políticas públicas de alimentação e nutrição, tabaco e álcool no Brasil, organizada pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (SVSA/MS), em conjunto com a OPAS e o Observatório de Conflitos de Interesse em Alimentação e Nutrição.

No último dia do evento, o Instituto Brasileiro em Defesa do Consumidor (Idec), em parceria com a OPAS, promoveu uma discussão sobre o fortalecimento das políticas de rotulagem de alimentos no Brasil.

Lorena Chaves destacou a importância da participação do CFN neste espaço de debates. “Tivemos dois dias de muita troca de experiências. Nossa participação permitiu reforçar que os conselhos e entidades profissionais de saúde são atores importantes nessa discussão sobre o Marco de Referência, uma vez que somos considerados formadores de opinião e, por isso, precisamos nos engajar nessa pauta para realizarmos abordagens preventivas de conflitos de interesse”.