NOTÍCIAS

CFN participa de audiência pública sobre EAD na Câmara dos Deputados

CFN participa de audiência pública sobre EAD na Câmara dos Deputados

06/06/2023

Debate promovido pela Comissão de Educação envolveu Conselhos Profissionais da área da Saúde.

O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) participou na tarde desta segunda-feira (5), na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, da audiência pública sobre cursos de graduação da área da Saúde na modalidade Educação à Distância (EAD), requerida pelo deputado federal Idilvan Alencar (PDT-CE).

A autarquia foi representada pela nutricionista e coordenadora da Unidade Técnica, Caroline Romeiro, que participou da segunda parte da mesa de debates do evento que também contou a presença de Francisco Cavalcanti de Almeida, presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Andréa Cintra Lopes, presidente do Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) e Dorisdaia Carvalho de Humerez, coordenadora da Comissão Nacional de Enfermagem em Saúde Mental do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN).

Caroline Romeiro ressaltou que a pauta da educação é um tema caro para o CFN. “A educação não pode ser tratada como uma mercadoria. Estamos falando da formação de profissionais que irão cuidar de pessoas. O que vemos é uma precarização com relação ao ensino EAD e por isso estamos aqui hoje, pois é algo que nos preocupa”.

Diretrizes Curriculares Nacionais

O CFN também atua junto ao Ministério da Educação (MEC) para que as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do curso de graduação em Nutrição sejam atualizadas. Em outubro de 2022, todo trabalho desenvolvido pela Comissão Especial Transitória do CFN (CET-DCN/CFN) foi apresentado durante o XXVII Congresso Brasileiro de Nutrição (Conbran) e para a plenária do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Vale destacar que a proposta ainda será analisada pelo MEC. A expectativa é de que a pasta aprove a proposta para que as novas diretrizes sejam aplicadas nos cursos de graduação em Nutrição de todo o país, respondendo às necessidades de atualização da formação apontadas por docentes e estudantes de Nutrição durante a produção do documento.