NOTÍCIAS

CFN participa da consulta pública sobre protocolo de obesidade do Ministério da Saúde

CFN participa da consulta pública sobre protocolo de obesidade do Ministério da Saúde

17/08/2020

Órgão apresentou sugestões ao protocolo clínico do sobrepeso e obesidade em adultos

O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) acaba de elaborar uma nota técnica analisando a proposta da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), sobre o protocolo clínico e diretrizes terapêuticas do sobrepeso e obesidade em adultos, referente à consulta pública SCTIE/MS nº 25, de 16 de julho de 2020.

A nota elaborada pela Unidade Técnica do CFN apresenta 12 sugestões, levando em consideração as competências legais, a missão e o papel institucional do conselho. O órgão também destaca que o documento possui relevância na conjuntura epidemiológica da obesidade e frente aos modismos no seu enfrentamento.

Ao mesmo tempo, o conselho aponta deficiências potencialmente relacionadas à reduzida participação de nutricionistas na equipe de elaboração do documento, não refletindo as diversas áreas de atuação do nutricionista no enfrentamento da obesidade, como hospitais, ambulatórios, consultórios, clínicas multiprofissionais, home care, spas e na atenção primária à saúde.

Devido ao curto prazo de consulta pública apresentado pela Conitec, o CFN conseguiu constituir um grupo de trabalho para análise do tema, comprometendo assim, o envio de contribuição mais detalhada. Por isso, foi solicitado ao Ministério da Saúde, que o CFN e a Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), sejam convidados para participar do processo de elaboração e revisão de documentos relacionados ao tema.

 

Texto: Rodrigo Rueda