
CFN participa da cerimônia de lançamento da Semana Mundial da Amamentação 2025
01/08/2025
A convite da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (SAPS/MS), o Conselho Federal de Nutrição (CFN) participou, nesta quinta-feira (1º), da cerimônia de abertura da Semana Mundial da Amamentação 2025 (SMAM). Realizado no auditório da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em Brasília/DF, o evento contou com a presença da vice-presidenta do CFN, Carla Galego.
Compuseram a mesa de abertura a chefe de gabinete do Ministério da Saúde, Eliane Cruz, além de representantes do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), do Departamento de Gestão do Cuidado Integral (DGCI/MS), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), da OPAS e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).
Promovida pela SAPS/MS, a cerimônia marcou o início das ações da campanha de 2025, que tem como lema “Priorizemos a amamentação: construindo sistemas de apoio sustentáveis”. A proposta deste ano reforça o aleitamento materno como prática essencial para a saúde da criança e da mulher, ao mesmo tempo em que destaca sua contribuição para a sustentabilidade do planeta.
A campanha chama atenção para o fato de que a amamentação é um ato natural, renovável e ambientalmente seguro, um alimento produzido e ofertado sem poluição, embalagens ou desperdícios. Diferentemente da alimentação artificial, cujas cadeias produtivas impactam significativamente o meio ambiente por meio da emissão de gases de efeito estufa, o leite materno é uma alternativa de baixo impacto ambiental, com benefícios concretos à saúde e ao planeta.
Ao priorizar e apoiar o aleitamento materno, contribui-se não apenas para a proteção da infância e da saúde pública, mas também para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas provocadas por sistemas alimentares industrializados. No entanto, essa prática só se torna possível quando mães e famílias contam com redes de apoio sólidas, acessíveis e integradas o que envolve acolhimento nas unidades de saúde, condições adequadas nos ambientes de trabalho e políticas públicas de proteção social.
“O nutricionista tem um papel estratégico na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Atuamos diretamente na orientação das famílias, na formação de redes de cuidado e na articulação com as equipes de saúde, contribuindo para que o aleitamento seja uma prática segura, acolhedora e sustentável. Amamentar é um ato de amor e também uma poderosa estratégia de saúde pública e de preservação ambiental”, destacou a vice-presidenta do CFN, Carla Galego.
O tema da SMAM 2025 reforça que garantir o aleitamento materno é um direito da criança e uma responsabilidade coletiva. Ao aderir à campanha, o CFN reafirma seu compromisso com a promoção da saúde infantil, o fortalecimento de políticas sustentáveis e a construção de um futuro mais justo, saudável e ambientalmente responsável.